Como Curar Garganta Inflamada? Você sabia que a dor de garganta pode ser causada por um vírus ou uma infecção bacteriana chamada de faringite? Pois é, isso significa inflamação da faringe que é a parte posterior da garganta.
Então, se isso acontecer, você contraiu um vírus causando um resfriado ou uma gripe. Portanto, seu corpo normalmente combaterá a infecção dentro de uma semana sem a necessidade de tratamento médico. Mas se a infecção for causada por vírus, antibióticos não podem ser usados nesse caso.
Como Curar Garganta Inflamada – O Que Causa Dor de Garganta?
A causa mais comum de dor de garganta é um vírus como um resfriado, gripe ou febre glandular.
Menos de 1 em cada 3 dores de garganta é causada por uma infecção bacteriana. Algumas dores de garganta são causadas pela bactéria Strepococcus pyogenes. Por osso às vezes é chamado de garganta “estreptocócica”.
Se as bactérias são a causa, você tende a ficar muito mal e sua infecção parece piorar. Se a dor de garganta é causada por bactérias, você pode fazer o uso de antibióticos, desde que seja orientado por um profissional de saúde.
Às vezes, a dor de garganta pode ser causada por amigdalite ou úlceras na boca .
Sintomas de dor de garganta
Se a dor de garganta for causada por um resfriado, você também pode ter coriza nasal, tosse, possivelmente febre além de se sentir muito cansado.
Diagnóstico de dor de garganta
Se você ou alguém da família apresentou sintomas de dor de garganta e estiver preocupado com os efeitos, consulte o seu médico se apresentar:
- dificuldade em respirar ou engolir
- pescoço rígido ou inchado
- febre alta
Os profissionais de saúde o examinarão olhando sua garganta verificando se há uma infecção bacteriana.
Como Curar Garganta Inflamada – Tratamento
Não há como curar uma dor de garganta causada por um vírus, mas você pode tratar os sintomas com alívio da dor. Porém, a dor de garganta deve desaparecer em 5 a 7 dias.
Mas se a dor de garganta for causada por bactérias, você pode se beneficiar de antibióticos.
Autocuidado com a dor de garganta
Além de dolorida, sua garganta também pode estar arranhando e você pode ter dificuldade em engolir. Para ajudar com os sintomas, tente gargarejar com água morna com um pouco de sal ou beber água quente com mel e limão. Bebidas quentes ou geladas e até blocos de gelo podem ser calmantes para a dor de garganta dependendo da origem do problema.
O gelo pode sim ser um bom aliado da dor de garganta, ainda que por alguns instantes se o problema de garganta for causado por poluição por exemplo.
Evite alimentos que causam dor ao engolir. Tente comer alimentos macios, como iogurte, sopa ou sorvete, nesse ultimo caso apenas se a dor de garganta não for infecciosa.
É importante manter-se bem hidratado, para isso beba muito líquido.
É importante que você mantenha os ambientes a uma temperatura confortável, descanse e evite atividades pesadas até que os sintomas desapareçam.
Fumar ou inalar a fumaça de outras pessoas pode piorar os sintomas, por isso tente evitar ficar perto de pessoas que estão fumando. Se você é fumante, seria um bom momento para reduzir ou parar de fumar.
Consulte o seu médico se:
- sua dor de garganta fica pior
- sua dor de garganta não melhora após 5 dias
- você está preocupado com os sintomas
Como Curar Garganta Inflamada – Opções naturais
Você pode seguir algumas dicas caseiras que podem ser úteis e ajudar a aliviar os sintomas da garganta inflamada:
1. Gargarejo com água morna e sal
Uma solução de água com sal possui propriedades antimicrobianas que ajudam a eliminar os microrganismos da garganta, diminuindo os sintomas. Para isso, basta adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem até dissolver. Depois, gargareje pelo menos 3 vezes com a mistura, jogando fora a água de cada gargarejo.
2. Tomar chá de limão com mel e gengibre
Outra boa opção caseira para a garganta inflamada é famoso chá de mel, limão e gengibre, que deve ser tomado 2 vezes por dia. Este chá possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser rico em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo.
Para preparar esse chá, basta acrescentar a 1 xícara de água fervente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, se necessário, adoçar com mel.
3. Tomar chá de malva, sálvia ou alteia
Todas essas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias e lubrificam a garganta, aliviando os sintomas. Então, para fazer o chá, basta acrescentar 1 colher de sopa da erva escolhida em 1 xícara de água fervente, deixar repousar por 15 minutos e coar.
4. Tomar vitamina C (de morango) com mel
O morango, assim como outras frutas possui vitamina C que ajuda a aumentar as defesas do organismo e o mel lubrifica a garganta, ajudando a reduzir a dor e a inflamação. Para preparar esta receita deve-se bater no liquidificador 1 copo de leite e 6 morangos, acrescentando depois 1 colher de mel.
E não se esqueça de se manter bem hidratado e nutrido, dando preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas.
Como Curar Garganta Inflamada Com Remédios de Farmácia
Os remédios de farmácia para a garganta inflamada também são muito importantes, especialmente quando a dor for muito forte e demorar mais de 3 dias para desaparecer ou for acompanhada de febre. Portanto, deve-se consultar um clínico geral para avaliar a necessidade de iniciar o tratamento com algum remédio de farmácia, que pode ser:
- Anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou naproxeno: diminuem a inflamação, aliviando a dor e facilitando o ato de engolir;
- Analgésicos, como o paracetamol ou a dipirona: acalmam a sensação de dor e são mais usados quando não existe inflamação visível;
- Antibióticos, como amoxicilina e ácido clavulânico: são usados quando existe pus e uma infecção causada por bactérias.
Estes remédios devem sempre ser usados apenas com indicação do médico e não devem ser substituídos pelas opções naturais, pois os remédios naturais devem ser sempre um complemento ao tratamento médico.
Sintomas da garganta inflamada
Os sintomas da garganta inflamada incluem:
- Desconforto na garganta;
- Tosse seca e irritativa;
- Dor de garganta ao engolir ou falar;
- Garganta muito vermelha e inchada;
- Febre baixa;
- Febre alta, mais comum se existir infecção por bactérias;
- Mau hálito e ínguas no pescoço.
A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. Mas outras possíveis causas da dor de garganta podem ser pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.
Veja Isso
Receitas de Bolos Caseiros Simples
Receita de Torta de Maçã
Café da Manhã Low Carb