BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE

Benefícios do chá de gengibre, você sabe o que ele pode fazer para sua saúde?

Com sabor terroso e marcante como um chute certeiro no gol, a raiz do gengibre tem sido usada há séculos para condimentar os alimentos e até tratar doenças.

O gengibre é nativo da Ásia e sua raiz ou caule, acrescenta sabor a muitos tipos de alimentos nas mais variadas culturas ao redor do mundo, mas também é um velho e conhecido remédio herbal capaz de curar uma série de doenças.

Beber um delicioso chá de gengibre pode ajudar em tudo, desde aquecer do frio a curar enjoos. Alguns vão além e afirmam que esse chá é tão poderoso que é capaz também de prevenir ou retardar o aparecimento de câncer.

Vou listar aqui apenas alguns dos benefícios conhecidos e mais populares do chá de gengibre.

Quem tem distúrbios de movimento pode se beneficiar do chá de gengibre

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE

Segundo a medicina popular o chá de gengibre pode ajudar a acalmar enjoo, sintomas como tonturas, vômitos e os temidos suores frios.

Também já ficou comprovado que para muitas pessoas os benefícios do chá de gengibre ajudaram a diminuir o distúrbio do movimento. Se você tem problemas de náusea ao andar em algum veículo por exemplo, pode experimentar o gengibre, ele provavelmente vai te ajudar nesse desconforto.

Benefícios do chá de gengibre

Náuseas ou desconfortos causados pela quimioterapia

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE

Alguns especialistas acreditam que os componentes ativos do gengibre – óleos voláteis e compostos fenólicos chamados gingeróis – podem ajudar a aliviar as náuseas causadas pela gravidez, quimioterapia ou cirurgia. (Importante lembrar que você deve consultar seu médico antes de usar o gengibre após uma cirurgia, pois isso pode interferir na coagulação, ou se você estiver grávida.)

Pesquisadores do NCBI sugerem que o gengibre pode ser uma alternativa interessante a medicamentos anti-náusea tradicionais usados por grávidas ou em quem passa por quimioterapia e que não podem ter ou tolerar os medicamentos padrão.

O consumo de gengibre pode proteger contra doenças cardíacas.
Ele pode ser eficaz para:

  • manter a pressão sanguínea mais equilibrada;
  • prevenir ataques cardíacos;
  • prevenir coágulos sanguíneos;
  • aliviar azia;
  • diminui o colesterol;
  • melhorar a circulação sanguínea.

Controle de peso é mais um benefício do chá de gengibre

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE-PÉS DE MULHER NA BALANÇA

Em 2012 um estudo da Universidade de Columbia, envolvendo 10 homens com sobrepeso, descobriu que beber chá quente de gengibre (neste caso, gengibre em pó dissolvido em água quente) aumentava a sensação de saciedade e reduzia a fome.

Chegou-se à conclusão que o gengibre pode ser eficaz no controle da obesidade no entanto, essa não deve ser a única medida a ser tomada para obter os resultados de perda de peso. Mas pesquisas sugerem que o gengibre pode ajudar a prevenir a obesidade e complicações relacionadas ao sobrepeso.

Outro Benefício do Chá de Gengibre é o Controle do Açúcar no Sangue

O gengibre é capaz de controlar a taxa de açúcar no sangue, reduzir A1C, insulina e triglicerídeos entre pessoas com diabetes tipo 2.

Chá de gengibre ajuda a aliviar dores

BENEFICIOS DO CHÁ DE GENGIBRE

O gengibre tem sido usado também para tratar a inflamação há séculos e essa prática atualmente tem apresentado grandes evidências científicas, e em particular para aliviar a dor da osteoartrite dos joelhos.

O chá de gengibre também pode ajudar a aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, músculos doloridos e outros tipos de dores comuns.

Acredita-se que os antioxidantes do gengibre possam ajudar a fortalecer sua imunidade e reduzir o estresse. A inalação do vapor do chá de gengibre também pode ajudar a aliviar a congestão nasal e outros problemas respiratórios causados ​​por resfriados comuns ou alergias ambientais.

Como fazer chá de gengibre em casa para se beneficiar do seu poder

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE-MÃOS DE MULHER COM XÍCARA DE CHÁ

Aqui está uma receita fácil de seguir para fazer seu próprio chá de gengibre.

Você vai precisar de:

  • 4 a 6 fatias finas de gengibre cru e descascado (adicione mais fatias para um chá de gengibre mais forte)
  • 2 xícaras de água
  • suco de metade de um limão
  • mel ou agave a gosto (opcional)

Descasque o gengibre e corte em fatias finas. Coloque em uma panela média 2 xícaras de água. Acrescente as fatias de gengibre na água e deixe ferver suavemente por 10 a 20 minutos, dependendo de quão forte e picante você quer o seu chá.

Retire do fogo, adicione suco de limão e adoce a gosto.

Nota:
Você também pode fazer chá de gengibre com leite. Ferva suas fatias da raiz de gengibre em 1 xícara de água por 10 minutos, retire do fogo e adicione 2 xícaras de leite. Cozinhe o leite e o gengibre por cinco minutos. E então sirva em sua caneca favorita.

Efeitos colaterais 

Beber chá de gengibre pode trazer alguns efeitos colaterais, mas é muito improvável que você consiga consumir quantidades tão altas dessa bebida a ponto de se expor aos esses efeitos.

As pessoas costumam relatar gases, inchaço, azia e náusea como efeitos colaterais relacionados ao gengibre.

Outro ponto importante a ser observado é quanto às pessoas que tomam anticoagulantes ou medicamentos para pressão arterial, elas devem consultar seu médico antes de consumir gengibre extra. Como o gengibre pode diminuir a pressão arterial e ter um efeito de afinamento do sangue, o seu médico dever ser consultado antes de consumir essa bebida.

Se você for capaz de se controlar e não cometer excessos, o chá de gengibre é uma maneira fácil, deliciosa e natural de promover a boa saúde. Além dos muitos benefícios para o organismo, você também pode simplesmente sentar-se com uma caneca quente, respirar, saborear lentamente e aproveitar essa deliciosa bebida numa tarde fria de inverno.

DESAFIO BLOG DA MYLA

Pensando em reduzir o açúcar? Para acompanhar todos os benefícios do chá de gengibre, vamos deixar aqui algumas dicas que consideramos importantes para você que está tentando reduzir o consumo de açúcares e aumentar a perda de gordura. Tente colocá-las em prática e em pouco tempo vai sentir a diferença.

1. Não tente cortar todo o açúcar de uma vez

BOWL COM BLOCOS DE AÇÚCAR

Não é novidade que o brasileiro tem um dente doce e justamente por termos tanto gosto por um docinho que a primeira dica é diminuir a quantidade de açúcar aos poucos.
A restrição severa está associada a comportamentos perigosos, como a compulsão alimentar. E esse processo não vai contribuir de forma positiva para que você melhore sua relação com a comida.

2. Atenção ao açúcar das bebidas

COPOS COM BEBIDAS COLORIDAS

Sucos, refrigerantes e outras bebidas industrializadas são frequentemente cortadas da cota diária de açúcar ingerido. Mas isso não faz sentido se você quer perder peso, pois esse tipo de bebida geralmente está carregada de açúcar.
Algumas contêm mais do que a quantidade diária recomendada para o dia todo além de não promover nenhuma saciedade.

3. Treine o paladar para comer menos

MULHER COMENDO PIZZA

Segundo uma pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE, mais de 50% do total de açúcar consumido pelas famílias brasileiras é de mesa, ou seja, aquele que você coloca a mais nos alimentos já preparados.
É apenas uma questão de hábito, por isso treine o seu paladar, para que ele não rejeite o novo sabor menos doce.
Por exemplo, se você coloca três colheres no cafezinho, mude para duas, aguarde algumas semanas e diminua mais uma, e então faça com todos os demais alimentos que você costuma adoçar.
Assim como é difícil migrar do chocolate ao leite para o chocolate 80% cacau da noite para o dia, faça uma mudança gradual.

4. Aproveite o açúcar natural

TABUA COM FRUTAS

As frutas quando estão bem maduras são mais doces e no caso da banana, dá para aumentar o sabor doce aquecendo no micro-ondas ou forno e colocando uma pitada de canela.
As compotas de frutas, feitas na panela de pressão sem açúcar, também podem ser uma alternativa interessante.
Outra sugestão bastante eficiente é apostar nas frutas secas, como tâmaras e passas que possuem quantidades maiores de frutose, mas não é por não ser um açúcar processado que vale abusar. Moderação sempre conta ponto a favor quando se trata de alimentação.

5. Coma mais frutas

MAÇÃ A-ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

Sempre cometemos um erro quando trocamos a fruta inteira pelo suco. A primeira coisa a observar é que, mesmo que natural, a bebida é feita com mais unidades da fruta, ou seja, aumenta o teor de frutose, e esse açúcar natural das frutas não entra na conta da recomendação diária de consumo.
A outra questão é que ao tomar o suco perdemos boa parte das fibras, nutrientes importantes para a saúde e que são responsáveis por barrar a chegada de grandes quantidades de glicose na corrente sanguínea. Os alimentos com mais fibras promovem a digestão mais lenta dá mais saciedade e assim, a vontade de comer demora mais para voltar.

6. Use os adoçantes com sabedoria

MÃO DE MULHER COLOCANDO ADOÇANTE NA XICARA DE CAFÉ

Para algumas pessoas os adoçantes são muito úteis, como é o caso de diabéticos e pessoas que precisam perder muito peso. Mas devem ser consumidos com moderação pois, apesar de contribuírem com a redução do consumo de açúcar, podem acabar prejudicando uma alimentação saudável.
A grande sacada é se acostumar a comer alimentos menos adoçados, mas com o sabor potente dos adoçantes o paladar vai continuar ligado ao lado mais doce.
Se você está nesse time que necessita do adoçante mas tem dificuldade de se acostumar com o gosto, ou até mesmo não consegue consumir pouca quantidade, tente o xilitol que é uma substância natural e costuma ser mais bem aceita.

7. Consuma menos também os açúcares que se dizem “mais saudáveis”

AÇÚCAR MASCAVO

Não se deixe enganar: quando se trata do mascavo, orgânico, demerara, mel e melado de cana, pois apesar de serem menos processados e terem um pouco mais de nutrientes agregados, ainda são açúcares simples que entram rápido na circulação e são armazenados como gordura. Ou seja, entram na cota de 25 gramas ao dia.

8. Repense sua relação com o açúcar.

Muitas vezes nós comemos doce como recompensa pessoal ou simplesmente descontamos nele as frustrações do dia a dia. Esse hábito pode ser tão perigoso quanto o exagero nas beliscadas que proporcionam um alívio sim, mas apenas momentâneo.
Na verdade após passado aquele momento de alívio, essa atitude a médio prazo não melhora o humor, e pode inclusive piorá-lo, por conta do cansaço provocado pelo excesso de açúcar.
Uma técnica infalível para obter o máximo de prazer possível a cada mordida é praticar a atenção plena. Se concentre no que está fazendo: mastigue devagar, percebendo os sabores e texturas e não coma em frente à TV, celular ou computador. Essa atitude pode ajudar a comer menos.

9. Faça combinações inteligentes.

FAST FOOD E ALIMENTOS SAUDAVEIS

Comer seus doces favoritos combinados com outros alimentos ajuda a aumentar a sensação de saciedade. É por essa razão que o refrigerante e o suco não matam a vontade, pois são apenas calorias vazias, sem nenhum nutriente. Uma boa combinação são as fibras dos cereais, as proteínas do leite e do iogurte e as gorduras das oleaginosas.
Também é importante sempre deixar o doce para depois das principais refeições, dessa forma o índice glicêmico da digestão interfere na sobremesa e você tem grandes chances de comer menos.

10. Leia os rótulos.

LUPA COM INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Atualmente não existe uma lei que obrigue os fabricantes a especificarem a quantidade de açúcar na informação nutricional dos alimentos, apenas estão obrigados a informar o teor de carboidratos geral.
Mas muitas marcas imprimem essa informação no rótulo por conta própria, assim dá para observar também o teor de açúcar escondido nos itens industrializados, através da lista de ingredientes.
Essa lista está descrita de forma decrescente; ou seja, o primeiro nome é o ingrediente com maior quantidade e assim por diante.
Também tem outra questão importante a ser observada, além do nome “açúcar” que pode vir impresso nos rótulos, essa doçura pode se apresentar de outras formas. Alguns desses nomes são maltodextrina, xarope de milho, sacarose e glicose são alguns dos mais utilizados. Por isso é importante ficar atento ao que está escrito no rótulo de cada alimento industrializado.

Aceite o desafio de “Redução de Açúcar” por 3 semanas e você vai ver que após esse período não vai mais se sentir tão dependente desse delicioso sabotador de dietas saudáveis.

Bora começar!

Depois conta pra gente como foi a sua experiencia!

Um abraço e até a próxima!