Tiramisu Receita Fácil e Prática de Fazer

TIRAMISU RECEITA FACIL E PRATICA DE FAZER

Tiramisu receita fácil e prática de fazer.

O tiramisu é hoje uma das sobremesas mais populares do mundo, porém poucos conhecem sua verdadeira origem geográfica.

Este doce é fácil de fazer e encantador é recheado de histórias curiosas.

E não é por acaso que o tiramisù tem conquistado cada vez mais os brasileiros, tanto pelo seu sabor, quanto pela energia que traz àqueles que o degustam.

O nome do doce provém da expressão em italiano “Tirami Sù”, que significa algo como “puxa-me para cima” ou “levanta-me”. “Se você vai ajudar a levantar uma pessoa que por um acaso cai no chão e pede ajuda, justamente esse ato de levantar significa tiramisù”.

No entanto, há diversas teorias sobre a origem da sobremesa.

Tiramisu receita fácil e prática de fazer

TIRAMISU RECEITA FACIL E PRATICA DE FAZER

Tiramisù é a quinta palavra da culinária italiana mais conhecida no exterior, a primeira para sobremesas.

Etimologia da palavra Tiramisù: levanta-me, fortalece o meu corpo.

Deriva do dialeto de Treviso “Tireme su”, italianizado em tiramisù nas últimas décadas do século passado.

No entanto, muitas regiões da Itália se consideram criadoras do tiramisù, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana.

Mas, a principio ele vem da região do Vêneto, especificamente de Treviso.

De acordo com história tradicional de Treviso, esta sobremesa teria sido criada por uma brilhante “maitresse” (amante) de uma casa de prazer localizada no centro histórico de Treviso.
A dona do restaurante teria criado este doce afrodisíaco e revigorante para oferecê-lo aos seus clientes no final da noite a fim de revigorá-los e resolver os problemas relacionados com os deveres matrimoniais na hora retornar para a família.

Mas são muitas as histórias ao redor desta  sobremesa dos deuses.

Algumas histórias contam que o tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local.

Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce.

Um sucesso global para tiramisu

Não importa aonde você está, Pequim, Nova York ou Sydney, quando se trata da Itália, ao lado de massas, pizzas e mussarela, uma palavra que os estrangeiros conhecem muito bem é tiramisu. 

TIRAMISU RECEITA FACIL E PRATICA DE FAZER

Ele não possui origens antigas como muitos outros produtos italianos, mas é sem dúvida um orgulho para esse belo país, e hoje é uma das dez palavras italianas mais conhecidas no exterior.

Por que ele fez tanto sucesso?

Segundo Iginio Massari, fundador da Academia dos Mestres da Pastelaria Italiana, a razão é simples: “Porque sempre esteve lá. Mamãe, antes de mandar os filhos para a escola ou se alguém sair do hospital e ficar um pouco fraco, já oferecia uma gema de ovo com açúcar. No Norte colocam um pouco de café, no Sul uma gota de Marsala. E daí, foi fácil fezer as ladyfingers (biscoitos) mergulharem naquele creme, dizendo: “coma, vai te animar.” Não houve necessidade de “inventar” nada, nem mesmo o nome. Em seguida, foi adicionado o mascarpone ou creme ” para completar o sabor.

No Brasil, a receita do tiramisù foi trazida pelos imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes italianos.

O queijo mascarpone, o chocolate e o café são os principais ingredientes da sobremesa.

Tiramisu receita fácil e prática de fazer

CONFIRA A RECEITA ORIGINAL

Ingredientes
6 gemas de ovo
250 gramas de açúcar
500 gramas de mascarpone
250 mililitros de expresso ou café coado amargo bem forte
30 biscoitos champanhe
Cacau em pó para polvilhar

MODO DE PREPARAR

Prepare o café, deixe esfriar e reserve. Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentado o açúcar na forma de chuva até obter uma espuma densa.

Desligue a batedeira Com uma espátula, acrescente o mascarpone batendo delicadamente até obter um creme macio e uniforme.

Molhe um a um os biscoitos no café em temperatura ambiente, mas sem encharcá-los. Coloque uma camada de quinze biscoitos em uma travessa redonda (sim, o tiramisù original é redondo) e cubra com o creme.

Disponha o restante dos biscoitos e novamente cubra com o creme para arrematar. Em seguida, coloque na geladeira e deixe por pelo menos uma hora.

Na hora de servir, polvilhe com o chocolate amargo.

Apenas tome muito cuidado para não ficar viciado nesta delicia. 🙂