Alimentos anti-inflamatórios que são capazes de melhorar sua saúde e prevenir doenças, além de contribuir para manter o peso ideal e ficar longe de muitas doenças.
A inflamação aguda é aquele processo que ativa o sistema imunológico para curar doenças como um corte ou uma infecção. Já a inflamação crônica, por outro lado, ocorre quando partes do corpo são inflamadas de foma continuada por várias razões não agudas, como doenças de longa data, dietas desreguladas, sedentarismo, estresse, tabagismo ou até mesmo fatores ambientais, como poluição.
Esse tipo de inflamação no corpo pode ser perigosa, pois pode danificar severamente os tecidos importantes. Algumas pesquisas demonstraram que quando o corpo fica inflamado pode contribuir para certas doenças do corpo, como artrite, doenças cardíacas, Alzheimer e até câncer.
Para garantir que a inflamação fique fora do seu corpo é preciso equilibrar a sua dieta e certificar-se de que você está consumindo os alimentos mais saudáveis possíveis.
O que são alimentos anti inflamatórios?
Existem dois tipos de alimentos importantes a serem conhecidos: alimentos pró-inflamatórios e alimentos anti inflamatórios. Alimentos pró-inflamatórios são aqueles que contêm ingredientes que não são saudáveis e que podem causar uma reação adversa e, portanto, inflamar o corpo.
Os alimentos altamente industrializados são os maiores culpados por conta de suas gorduras ruins e grandes quantidades de conservantes, mas o amido branco, açúcar, certos tipos de pão e até carne vermelha também podem ser os culpados.
Por outro lado, os alimentos anti inflamatórios inibem ou desativam completamente a ação de certos produtos químicos no corpo afim de reduzir a inflamação. A melhor maneira de garantir que você esteja comendo alimentos anti inflamatórios é manter uma dieta composta por alimentos limpos, naturais e saudáveis.
Frutas e Vegetais
Tanto as frutas quanto os vegetais são alguns dos alimentos mais saudáveis e portanto, são indispensáveis para garantir a boa nutrição do seu corpo. Se você mantiver uma dieta diversificada com esses ingredientes vai garantir que seu corpo fique livre de inflamações e portanto, mais saudável.
Toda vez que for ao mercado para comprar frutas e vegetais, certifique-se de levar para casa uma variedade de cores, pois assim é possível garantir os melhores benefícios.
Os alimentos de cores escuras são ricos em carotenoides. Os carotenoides são um pigmento de cor vermelha, amarela ou laranja; naturalmente encontrado em raízes, folhas, sementes, frutas e flores e como são mais abundantes nos alimentos de cores escuras fica mais fácil acertar na escolha; e as vitaminas que são encontradas em folhas verdes escuras e são essenciais para uma vida saudável.
Os carotenoides mais importantes para o organismo e mais abundantes na alimentação são o licopeno, beta-caroteno, luteína e a zeaxantina. Mas eles precisam de ser ingeridos através dos alimentos porque o nosso organismo não é capaz de produzir sozinho essas substâncias.
Todos esses nutrientes têm uma ação antioxidante, foto protetora e interagem com outros antioxidantes, potenciando o sistema imunológico e protegendo as células dos danos oxidativos.
Mas esses carotenoides não estão livres nos alimentos e sim associados a proteínas, fibras e a polissacáridos, no entanto para que ocorra absorção é necessária a sua liberação, que pode se dar através de processos do próprio organismo como a mastigação ou a hidrólise no estômago e também durante o preparo dos alimentos.
Sendo assim, é importante dar atenção à forma como o alimento é preparado, para que esses nutrientes não sejam perdidos. Além disso, a maior parte dos carotenoides são lipossolúveis, ou seja, a sua absorção é facilitada quando associada a gorduras, como o azeite, por exemplo.
1. Beta-caroteno
O beta-caroteno é uma substância confere a cor laranja e vermelha às frutas e vegetais e é o mais numeroso nos alimentos. Uma parte deste carotenoide é convertido em retinol, uma vitamina muito importante para o bom funcionamento do organismo.
O beta-caroteno além de apresentar propriedades anti-oxidantes evitando a que ocorram danos no DNA, ainda possibilita reduzir o risco de alguns tipos de câncer.
Além disso, este carotenoide tem ainda uma ação fotoprotetora sempre que a pele é exposta ao sol, devido à sua participação em reações químicas na epiderme, que bloqueiam os raios solares e evitam a oxidação, retardando também o aparecimento de eritema solar.
Alimentos Anti inflamatórios Com Beta-Caroteno
Aqui estão alguns alimentos onde é possível encontrar boas quantidades de beta-caroteno:
- Cenoura
- Abóbora
- Espinafre
- Couve
- Nabo verde
- Melão cantalupo
- Buriti.
Para aumentar a absorção do beta-caroteno dos alimentos, ingira cenoura ou abóbora logo após o cozimento, pois elas possuem uma biodisponibilidade muito superior, e o organismo é capaz de absorver melhor os nutrientes que se apresentam em maiores quantidades.
2. Licopeno
O licopeno é um carotenoide responsável pela coloração vermelha dos alimentos e que também tem ação antioxidante. Esta substância assim como o beta-caroteno, protege a pele do eritema (vermelhidão) induzido pelos raios UV e combate as enzimas que degradam o colágeno, a elastina e o DNA mitocondrial, ajudando a manutenção de uma pele saudável e atrasando o envelhecimento.
Além disso, o licopeno também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e fortalece a função vascular, prevenindo assim o desenvolvimento de doenças desse sistema.
Alimentos Anti inflamatórios Com Licopeno
Você pode encontrar o licopeno em alguns alimentos como:
- Tomate
- Goiaba vermelha
- Mamão
- Pitanga
- Algas.
A absorção desse nutriente pode ser aumentada se o alimento for aquecido como é o aso do tomate por exemplo, se for processado pelo calor e adicionado um óleo, como o azeite, a facilidade de absorção do licopeno pode aumentar em cerca de 2 a 3 vezes, se comparado com suco de tomate fresco.
3. Luteína e Zeaxantina
A luteína e a zeaxantina são um carotenoide de pigmentação amarela, encontrado naturalmente em grande quantidade principalmente na retina do olho protegendo-a contra o dano foto-oxidativo e evitando o desenvolvimento de doenças que podem atingi a visão.
Muitas pessoas consideram a luteína como a vitamina dos olhos. Este carotenoide tem função muito importante na prevenção e proteção da degeneração macular causada pelo envelhecimento, que é uma das principais causas de cegueira em pessoas com idade avançada.
A degeneração macular ocorre devido à perda de massa macular decorrente da idade, podendo levar a um quadro de cegueira. Estudos recentes indicam que com o aumento da expectativa de vida a tendência é que tenha, também, aumento no número de casos de degeneração macular em pessoas com mais de 65 anos de idade.
O consumo adequado de alimentos rios em zeaxantina além de ajudar na prevenção da degeneração macular e a suplementação desses carotenoides com a zeaxantina e luteína, pode até diminuir a progressão da doença mesmo depois que a mesma já tenha se instalado.
Alimentos Anti inflamatórios Com Luteína e Zeaxantina
Alguns alimentos ricos em luteína e zeaxantina são:
- Pétalas comestíveis da flor do nastúrcio ou capuchinha
- Salsa
- Ervilha
- Cenoura
- Espinafre
- Agrião
- Milho
- Caqui
- Aipo
- Laranja entre outros
Grãos Integrais
Sabemos que a nossa alimentação não é das melhores mesmo tendo disponível uma grande quantidade de alimentos saudáveis, muitas vezes damos preferência aos alimentos processados por exemplo que são mais comumente consumidos.
Amidos brancos, como arroz branco e macarrão, são os carboidratos essenciais, assim como os grãos processados na forma de batatas fritas e bolachas. Esses tipos de alimentos são todos pró-inflamatórios. Alterne para grãos integrais, como quinoa, arroz integral, trigo sarraceno e outros, para garantir os benefícios anti-inflamatórios.
A razão pela qual esses tipos de grãos são melhores para o corpo é porque são digeridos em uma taxa mais lenta e, portanto, não aumentam o açúcar no sangue ou causam excesso de inflamação. Lembre-se de que muitos tipos de grãos ainda contêm glúten e, portanto, você deve evitá-los se tiver doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Frutos do Mar e Carne Magra
A carne vermelha contém gorduras ruins que são associadas a uma série de problemas de saúde. O peixe é o caminho a seguir quando se busca uma dieta mais saudável e livre de inflamação, devido a todos os ácidos graxos ômega-3 saudáveis que eles contêm. Além disso, carnes magras e aves são benéficas para adicionar à sua dieta com moderação.
Gorduras Saudáveis
Os polifenóis encontrados no azeite extra-virgem estão entre os melhores componentes da sua dieta, porque são fortes antioxidantes e os antioxidantes quanto mais abundantes na dieta mais benefícios você vai ter.
Outras gorduras saudáveis, como abacate e nozes, também são ótimas para acalmar a inflamação. Troque alimentos gordurosos e processados em sua dieta por gorduras saudáveis principalmente para o coração, assim vai melhorar a saúde e o seu bem-estar.
Especiarias
Ervas e temperos frescos, como gengibre, açafrão e canela são adições anti-inflamatórias bem conhecidas à dieta. Troque o excesso de sal por ervas e temperos frescos ao ao preparar os alimentos em casa para obter um prato mais saudável e saboroso.
Chá
Os chás são benéficos para a saúde e acalmam o corpo de várias maneiras. As ervas, especiarias e flores dos chás ajudam a reparar o corpo de dentro para fora além de adicionarem antioxidantes benéficos à sua dieta. Tente adicionar uma ou duas xícaras de chá ao seu regime diário para acalmar seu corpo e melhorar qualquer inflamação que possa estar presente.
Você não precisa mudar radicalmente da noite para o dia, até porque sabemos que essas mudanças repentinas fazem mais mal do que bem.
Portanto, comece com pequenos ajustes na sua rotina e aos poucos você vai notar que os resultados estão trazendo bem estar, e em pouco tempo você vai naturalmente desejar outras mudanças e incluir hábitos mais saudáveis.
Veja Isso
Café da Manhã Low Carb
Como Fazer Suco Detox de Curcuma ou Açafrão
8 Benefícios das Groselhas Para a Saúde