É um fruto semelhante à vagem ou ervilha. Porém tem um cor escura. A alfarrobeira, ou Ceratonia siliqua, da qual se origina o fruto alfarroba, também conhecido no Novo Testamento, em Mateus como Pão-de-São-João, é mencionada em textos muito antigos relatando seu cultivo no oriente médio e partes da África. Relatos também dão conta do seu uso durante a Segunda Guerra Mundial, como suplemento, por conta da comida racionada.
Você sabe como usar alfarroba?
Hoje a alfarroba é usada como substituto saudável do chocolate. Os benefícios para a saúde já são conhecidos de longa data.
Atualmente a alfarroba está disponível para o comércio na forma de:
- pó
- barras
- tablete
- instantâneo
No entanto, as pessoas também comem as vagens de alfarroba quando estão frescas ou secas. Se a alfarroba for adicionada à sua dieta, ela vai auxiliar na perda de peso. Também foi relacionada à melhora de problemas estomacais.
Qual a diferença da alfarroba para o cacau?
O principal diferencial desses dois produtos é a quantidade de dois de seus componentes. Enquanto o cacau concentra 23% de gordura, a alfarroba possui apenas 0,7%. Outra importante diferença é que o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto a alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose.
A alfarroba também está em vantagem em relação ao cacau porque não possui em sua composição elementos estimulantes e causadores de reações diversas, como a cafeína e a teobromina.
A alfarroba é boa para o seu intestino?
Pelo fato de ser rica em fibras naturais a alfarroba é capaz de proteger a flora intestinal, regulando o seu funcionamento. Com isso você vai ter uma rotina mais saudável e longe de muitos desconfortos intestinais, que vão de úlceras a diarreias.
Alfarroba faz bem para o seu coração
Por concentrar altos níveis de gorduras poli-insaturadas, aquelas que fazem bem ao coração, é uma boa alternativa para quem precisa reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Assim é possível prevenir doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. O magnésio e o potássio, que estão presentes na alfarroba, são dois minerais importantes para diminuir a pressão arterial, evitando assim, o risco de hipertensão.
Alfarroba e os cuidados com a pele
Ela vai atuar na prevenção do envelhecimento precoce da pele. Porque os altos níveis de vitamina A e C, fazem da alfarroba um poderoso antioxidante. Por essa razão, faz constantemente a renovação celular garantindo uma pele saudável e bem nutrida. Essa também é a razão da indústria de cosméticos apreciar tanto esse produto.
O que é alfarroba e como é usada?
Assim como o chocolate a alfarroba pode ser usada de diversas formas. O seu fruto doce vai bem no preparo de várias receitas como milk-shakes de chocolate e brownies, brigadeiro, tortas, bolos e em qualquer recita que levar chocolate ou cacau.
Alfarroba tem gosto semelhante ao chocolate e é uma ótima alternativa porque tem:
- muita fibra
- antioxidantes
- baixas quantidades de gordura e açúcar
- sem cafeína
- sem glúten
Pelo fato de ser naturalmente doce, ela pode ajudar a satisfazer os desejos por açúcar. Mas se você achar que não é doce o suficiente para o seu paladar, tente adicionar um pouco de stevia.
Na cozinha a sua substituição pelo chocolate pode ser feita na proporção de 1 para 1.
Ela também é uma ótima alternativa para quem é intolerante à lactose ou é vegano.
Realmente ela é muito versátil. Pois ela está na presente na cozinha onde compõe muitos pratos, e também em vários produtos e medicamentos para cuidados com a pele. O nome científico da goma de alfarroba é C. siliqua, por isso esse é o nome que vem no rótulo dos produtos e alimentos processados com a goma da alfarroba.
A alfarroba é saudável?
Ela tem um gosto semelhante ao chocolate e embora algumas pessoas possam até confundir com chocolate, o gosto não é igual. No entanto, parece ser mais saudável que o chocolate.
O que ela tem?
- tem o dobro de cálcio comparado ao cacau
- está livre de um composto desencadeador de enxaqueca
- é livre de cafeína e gordura
Cacau
- contém ácido oxálico, que interfere na absorção do cálcio
- pode desencadear enxaquecas em algumas pessoas
- é rico em sódio e gordura
- A alfarroba também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Além de ser rica em fibras, pectina e proteína.
Por ser rica também em magnésio, um mineral responsável pelo fortalecimento do ossos, ela também é indicada para gestantes, pois evita o risco de osteoporose e contribui para aumentar o nível de tolerância à dor.
Outros usos
A alfarrobeira pode ser usada por paisagistas. Pois as árvores são resistentes à seca, podem proteger o solo árido rochoso e são tolerantes ao sal. As folhas verdes brilhantes são bastante resistentes ao fogo, o que torna o plantio das alfarrobeiras em áreas com grandes possibilidades de incêndio. Suas vagens também podem ser usadas como alimento para o gado.
Espero que este conteúdo seja de grande utilidade para você!
Um grande abraço e até a próxima.
Deixe seu comentário abaixo
[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]
https://blogdamyla.com/como-perder-peso-em-1-semana/26/12/2018/01/33/
https://blogdamyla.com/como-perder-peso-em-1-semana/26/12/2018/01/33/
Gostei muito desse matéria, vou experimentar ver se é bom mesmo.
Olá Silvia,
experimente sim e depois conta aqui o que você achou…