O Que é Kombucha e Quais os Seus Benefícios Para a Saúde

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

POTE COM KOMBUCHA

O Kombucha é uma tendência de crescimento constante porque essa bebida promete vários benefícios à saúde, além de conter naturalmente vestígios de álcool e cafeína. Mas o que é isso exatamente?

Kombucha é uma bebida fermentada com adição de fermento e uma cultura de bactérias a uma mistura de chá preto ou verde, açúcar e, às vezes, aromatizantes adicionais ou suco de frutas.

Depois de misturar o chá com o açúcar, ele se torna kombuchá com a ajuda de algo chamado SCOBY, que significa colônia simbiótica de bactérias e leveduras.

Essa bactéria viva prepara o terreno para um processo de fermentação, que dá ao kombuchá sua leve efervescência e sabor ácido.

Benefícios do Kombucha Para a Saúde

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Não se trata de uma porção mágica ou uma cura maluca para tudo, mas o chá de kombucha oferece alguns grandes benefícios potenciais. Graças ao processo de fermentação, o chá é enriquecido com probióticos, principalmente quando cru ou não pasteurizado. Esses microrganismos são o tipo “bom” de bactéria semelhante ao que ocorre naturalmente em nossos intestinos.

O Que é Kombucha e Quais os Seus Benefícios Para a Saúde

Os probióticos são ótimos para a saúde geral do intestino e ajudam a desinchar, reduzir o colesterol e promovem um sistema imunológico saudável. O Kombucha também contém vitaminas B, conhecidas por promoverem energia, metabolismo e proliferação e crescimento celular (que pode ser benéfico para cabelo, pele e unhas).

Observe que a maioria das pesquisas feitas sobre o kombucha até agora foi em animais, então ainda estamos esperando por estudos mais sólidos que sejam feitos em pessoas.

Mas o ponto principal é: a pesquisa sobre os benefícios do kombucha para a saúde é muito promissora e certamente é uma opção de bebida melhor do que refrigerante, sucos e outras bebidas açucaradas.

Se você está procurando substituir seu hábito diário de café, saiba que o kombucha contém apenas cerca de um terço da quantidade de cafeína de uma xícara de chá preto ou verde (8-12 miligramas por porção de 240 ml, em média).

Quanto Alcool há no Kombucha?

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Além dos probióticos, das bolhas e do sabor azedo-frutado, outro resultado da fermentação é a produção de álcool. O kombucha contém naturalmente uma pequena quantidade de álcool, e você descobrirá que as versões engarrafadas podem conter uma porcentagem maior de álcool.

O Que é Kombucha e Quais os Seus Benefícios Para a Saúde

Como fazer?

Essa bebida pode ser preparada em casa, sem mistérios. O Kombucha é uma bebida gasosa, ácida e adocicada feita a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras, que pode conter até 40 microrganismos e que forma uma camada gelatinosa na superfície. Essa camada de microrganismos é chamada de “mãe” ou “scoby”.

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Para o preparo da bebida, pode-se usar qualquer tipo de chá, mas outras infusões também funcionam, como o mate. Há quem faça ainda com café ou infusão de hibisco.

Porém, os mais usuais são o chá preto ou verde, que garantem sabores menos extravagantes à bebida. No entanto, essa é a receita para uma bebida básica, depois que você aprender a fazer, pode se aventurar em novos sabores.

Como preparar sua bebida kombucha:

1- Leve 400 ml de água ao fogo. Quando ferver, adicione o chá, tampe e espere aproximadamente 5 minutos.

2 – Passe o chá em uma peneira para coar e acrescente o açúcar, que deve ser na proporção de 100 gramas para cada litro de água. Então, após os 5 minutos você acrescenta mais 600 ml de água filtrada aos 400 ml de água fervida anteriormente juntamente com o chá.

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

3 – Com o chá frio, coloque a colônia simbiótica de leveduras (Scoby) ou mãe em um vidro de boca larga junto com aproximadamente 100 ml do soro do scoby. O processo de fermentação acontece porque o scoby se alimenta do açúcar e liberar os ácidos.

Assim, se ficar menos tempo fermentando ele fica mais doce, com mais tempo se torna mais ácido e também mais nutritivo.

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Se você não tiver o soro do scoby pode acrescentar um pouquinho de vinagre -aproximadamente 1 colher de sopa para 1 litro de água – para acidificar o ambiente e não criar bactérias indesejáveis à sua bebida.

4 – Armazene a mistura em um pote ou garrafa de vidro, cubra com um tecido leve, ou filtro de café, prenda a boca do pote com um elástico e deixe descansar por uma semana.

É importante não usar uma tampa para que ele tenha contato com o ar.

O QUE É KOMBUCHA E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Depois de uma semana, seu scoby já deverá ter se multiplicado, então guarde cada um dos filhotes com 200 ml da própria água e distribua para seus amigos.

Após esse período sua bebida estará pronta para o consumo ou para a segunda fermentação, onde você pode acrescentar sabores com frutas ou especiarias como cravo ou canela.

Se você optar pela segunda fermentação, lembre-se de abrir o recipiente uma vez ao dia para evitar estourar o frasco por conta do acúmulo de gases.

O tempo da segunda fermentação varia de acordo com o que você escolher usar, por exemplo, se você quiser aromatizar com abacaxi, a fermentação pode ocorrer em até 24 horas.

6 – Guarde a bebida coada na geladeira em vidro tampado e consuma dentro de uma semana, que é o tempo para ter outro lote.

O kombucha é Alcoólico?

GARRAFAS COM KOMBUCHA

Sim, levemente. Durante a fermentação, a levedura se alimenta de açúcar e por essa razão produz álcool. Porém a porcentagem chega a no máximo 1% de graduação alcóolica, mas há versões no mercado que passam por processos que eliminam completamente o teor de álcool.

O Que é o Fermento?

Esse fermento também conhecido como SCOBY (symbiotic volony of bacteria and yeast) tem o formato de uma bolacha redonda com textura gelatinosa. Essa colônia lembra a alga kombu, daí a origem do nome kombu+cha.

Esse fermento é natural, como as leveduras vivas que as pessoas compartilham por aí. Existem até grupos nas redes sociais onde pessoas se dispõem a doar e também lojas on-line que vendem a mãe de kombucha.

Kombucha faz bem para a saúde?

De acordo com inúmeros relatos de pessoas que utilizam essa bebida e também de acordo com a sua história de origem, sim. Graças a suas funções probióticas e digestivas que por conta das bactérias benéficas favorecem a flora intestinal, contribuem para a desintoxicação do corpo e ajudam a eliminar gordura. Maravilhoso, não?

Qual a Origem do Kombucha?

O kombucha é uma bebida natural milenar feita originalmente na China, a partir da fermentação do chá (Camelia sinensis).

O primeiro relato de produção e consumo de kombucha vem da China, em 221 a.C., durante a Dinastia Qin.  O Kombucha vem sendo cultivado por milhares de anos por várias culturas, tendo menções inclusive na Bíblia (Rute 2:14).

Este relato bíblico é de cerca do ano 1000 a.C. e não somente nos dá uma indicação de seus hábitos nutricionais milenares, apesar de não termos clareza total desses hábitos, mas notamos também que, mesmo naquele tempo, as pessoas preparavam, com microrganismos, bebidas fermentadas e como elas serviam às pessoas como energia e refresco durante os árduos trabalhos da colheita.

Durante as décadas de 1960 e 1970 a bebida tomou proporções globais, quando os hippies adeptos de praticas nutricionais naturais, difundiram o uso do chá fermentado. Em 2015, o mercado de kombucha foi estimado em US$600 milhões.

KOMBUCHA

Hoje faz-se kombucha com tudo que a imaginação puder criar, sua fabricação tanto artesanal quanto industrial vai além de infusões de ervas e flores e chá preto ou verde.

Qual o Sabor do Kombucha?

GARRAFA COM KOMBUCHA E FRUTAS
O kombucha é adocicado, gasoso, ácido e aromático, que lembra o sabor de uma sidra ou um guaraná suave. A acidez varia conforme o tempo de fermentação. Mas há receitas que passam por uma segunda fermentação onde são adicionadas especiarias, frutas, vegetais, pimentas e outros aromáticos que dão ainda mais sabor à bebida.

Como o Kombucha é Consumido?

Não há limites para a criatividade, pois há inúmeras possibilidades. Sendo assim, essa bebida pode ser consumida pura e gelada que é refrescante e agradável. Mas pode ser usado como ingrediente para drinques e coquetéis. Se ficar fermentando por muito tempo chega a render um complexo vinagre de chá.

Kombucha Contém Cafeína?

Sim e não. Quando a base do Kombucha for mate, café ou chá verde, sim; contém naturalmente a cafeína. Mas se você optar por fazer o kombucha à base de flores, como o hibisco, não haverá cafeína nesses casos.

Tome nota para não errar

PREPARO DO KOMBUCHA

1. A fórmula básica e mais fácil de preparar kombucha é para cada litro de água, você adiciona 100 g de açúcar e aproximadamente 300 gramas de folhas de chá verde ou preto e 5 minutos para a infusão após a fervura.

Depois, do chá peneirado e frio você acrescenta o kombucha mãe e um pouco da mistura líquida, deixe tampada durante 7 dias com um pano ou filtro de café. Depois desse período, está pronta a primeira fermentação e já pode ser consumido.

Faça a segunda fermentação se quiser adicionar algum sabor diferente, como frutas, pimentas e especiarias.

  1. Para ferver a água o ideal é usar recipientes de aço inoxidável. Já para armazenar, um recipiente de vidro é mais seguro. Nunca deixe o kombucha exposto sem uma tampa adequada, pois pode atrair insetos que podem contaminar a bebida.
  2. Por fim, para que o resultado seja uma bebida de qualidade é preciso utilizar de ingredientes igualmente bons. É fundamental usar um bom açúcar, um ótimo chá e uma água de qualidade.
  3. E também você não deve se descuidar da higiene de todos os utensílios que serão utilizados para produzir o kombucha. Antes de iniciar o processo, lave tudo com água fervente.

  Principais Benefícios do Kombucha

  • Contribui para o emagrecimento: pois regula o apetite;
  • Combate a gastrite: porque atua eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas da inflamação;
  • Previne infecções intestinais: porque combate também outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
  • Atua como desintoxicante: uma vez que se liga às moléculas tóxicas no organismo e estimula sua eliminação pela urina e pelas fezes;
  • Alivia e previne problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras nos rins por desintoxicar o organismo;
  • Melhora o funcionamento do intestino: pois tem ação laxante e equilibra a flora intestinal;
  • Equilíbrio do pH do sangue, o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
  • Redução do estresse e combate à insônia: uma vez que é uma boa opção de bebida para períodos mais tensos;
  • Reduz dores de cabeça e a tendência às enxaquecas;
  • Melhora o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para beber após tomar antibióticos;
  • Diminui os sintomas da menopausa;
  • Previne infecções urinárias: sendo uma fonte de líquidos, auxilia na produção de mais urina.

Como você pode notar, apesar de não haver muitos experimentos científicos que realmente atestem a eficácia dessa bebida, existem muitos relatos de pessoas que fazem o uso do komucha e garantem que são muitos os seus benefícios para a saúde.

Portanto não há nada que te impeça de começar hoje mesmo. Eu vou começar agora mesmo a produzir o meu, faça você também e depois venha compartilhar conosco a sua experiência.

Um abraço e até a próxima!