Alimentos que ajudam a emagrecer de forma saudável e nutritiva. Vamos conhecer alguns desses alimentos que podem nos auxiliar a perder peso ou manter o equilíbrio da balança.
Para que os alimentos ajudem a emagrecer eles precisam melhorar o trânsito intestinal, combater a retenção de líquidos, acelerar o metabolismo ou ajudar a queimar calorias como a melancia, aveia e a berinjela.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ao longo do dia, juntamente com a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável pobre em açúcar, doces, gordura, frituras e alimentos processados.
1. Pera – Alimentos que ajudam a emagrecer
Essa fruta é rica em água e fibras, e por isso traz a sensação de saciedade. Além disso, contém açúcar natural da fruta que tira a vontade de comer doces aumentando gradualmente o açúcar do sangue, o que faz com que diminua a fome.
Portanto, para que essa fruta ajude a emagrecer, ela deve ser consumida cerca de 20 minutos antes de cada refeição principal.
2. Canela – Termogênicos que ajudam a perder peso
A canela é um super alimento, é termogênico e causa o efeito de aumento da taxa do metabolismo no organismo estimulando assim a queima de gordura.
Vale lembar que, ela pode ser facilmente adicionada a diversos pratos, como frutas, sucos, vitaminas, chás, bolos e biscoitos integrais. O sabor e o cheiro de canela vão deixar as refeições ainda mais deliciosas.
3. Berinjela – Alimentos saudáveis para perder peso
A berinjela é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e no combate ao colesterol ruim e à má digestão, dando também a sensação de saciedade.
Uma porção de berinjela é capaz de suprir pelo menos 5% da necessidade diária de fibra, cobre, manganês, B-6 e B-1 de uma pessoa . Ela também contém outras vitaminas e minerais.
Além disso, as berinjelas são uma fonte de compostos fenólicos que atuam como antioxidantes .
Antioxidantes são as moléculas que ajudam o corpo a eliminar os radicais livres que podem danificar as células quando se acumulam em grandes quantidades. Além disso, os alimentos que contêm antioxidantes podem ajudar a prevenir várias doenças.
A fibra alimentar pode ajudar as pessoas a controlar o peso. Quando uma pessoa segue uma dieta rica em fibras tem menos probabilidade de comer além da conta, pois a fibra pode ajudar a pessoa a se sentir mais cheia por um período maior de tempo.
A berinjela contém fibras e é pobre em calorias, por isso ela é uma das aliadas na hora de perde peso e contribui para uma dieta saudável e com baixas calorias.
4. Arroz integral – Cereais saudáveis que emagrecem
O arroz integral é rico em fibras, que dão mais saciedade que o arroz branco, fazendo com que você sinta menos fome e consequentemente consuma menos alimentos durante o dia.
O arroz integral também é rico em vitaminas do complexo B, zinco e selênio, que são antioxidantes e melhoram a circulação sanguínea, a capacidade de concentração e a memória.
5. Aveia – Grãos saudáveis para emagrecer
A aveia também é um alimento rico em fibras solúveis e proteínas, que proporcionam saciedade e regulam o intestino. Ela também é capaz de ajudar a regular a glicemia e controlar o colesterol alto, além de faze com que você se sinta mais cheio e coma menos. Dessa foma é mais provável que você consiga manter ou até perder alguns quilos.
A aveia pode ser usada de diversas formas como por exemplo em mingau, sopas, bolos e até em frutas picadas, além de vitaminas e biscoitos.
6. Farelo de trigo – Alimentos que ajudam a perder peso
O farelo de trigo é muito rico em fibras e tem poucas calorias, por isso pode ser utilizado para combater a prisão de ventre além de ajudar a controlar a glicemia e aumentar a saciedade.
O farelo de trigo é uma das três camadas do grão de trigo. Ele é removido durante o processo de moagem, e para muitas pessoas ele não passa de um subproduto.
No entanto, é rico em muitos compostos minerais e é uma excelente fonte de fibra.
O farelo de trigo é capaz de promover a saúde digestiva, fornecendo uma boa fonte de fibra insolúvel que pode ajudar a prevenir ou tratar a constipação. Ele também atua como um prebiótico, promovendo o crescimento de bactérias saudáveis do intestino.
Esse alimento praticamente não altera o sabor dos alimentos sendo assim, pode ser utilizado em todas as preparações para diminuir a absorção de gordura no intestino.
7. Melancia – Alimentos que ajudam a emagrecer
Como sabemos, a melancia é um alimento muito rico em água e quase não tem calorias, por isso pode ser usado em dietas para perder peso, desinchar ou controlar a pressão alta.
Além disso, a melancia ajuda na desintoxicação do organismo, facilmente usada na composição de sucos detox ou suchás, quando é misturada com ervas e raízes como gengibre e chá verde para acelerar o metabolismo.
8. Chá verde – Alimentos que ajudam a emagrecer
O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis que existe, pois é carregado com antioxidantes que reduzem a formação de radicais livres no organismo protegendo as células e contém outros nutrientes que promovem efeitos poderosos no corpo.
Isso inclui a melhoria da função cerebral, emagrecimento, um menor risco de câncer e muitos outros benefícios fantásticos.
O chá verde possui ainda propriedades termogênicas, que são capazes de acelerar o metabolismo e favorecer a perda de gordura. Podendo ser consumido na forma de chá ou em cápsulas, de preferência de acordo com a orientação do especialista na área de saúde.
9. Linhaça – Alimentos que ajudam a emagrecer
As sementes de linho são excelentes fontes de nutrientes. Seus benefícios para a saúde devem-se principalmente ao conteúdo de gorduras ômega-3 e fibras.
Ômega-3 é um tipo de gordura boa que ajuda no controle do colesterol e diminui a inflamação no organismo, facilitando o processo de emagrecimento.
Além disso, ela é rica em fibras que melhoram a digestão e aumentam a saciedade, e seus grãos podem ser consumidos triturados ou na forma de farinha.
As sementes de linhaça podem auxiliar no controle da fome e contribuir para o controle de peso;
- Ajudar a controlar o açúcar no sangue;
- Diminuir a pressão sanguínea;
- Melhorar o colesterol;
- Reduzir o risco de câncer.
10. Feijão – Alimentos que ajudam a emagrecer
Leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico são fontes de proteínas e fibras alimentares, que aumentam a saciedade e combatem a prisão de ventre.
A proteína é um nutriente que desempenha um papel importante em praticamente tudo o que o corpo faz. O feijão é rico em aminoácidos, que são os blocos que compõem as proteínas.
De todos os tipos de feijão, somente a soja é composta pelos nove aminoácidos essenciais, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Como não podem ser sintetizados pelo corpo humano, temos de consegui-los por meio dos alimentos.
Consumir 3 colheres de sopa por dia é o suficiente para obter todos os seus benefícios, portanto se fizer um prato que combine lentilhas (ricas em lisina, pobres em metionina) com arroz integral (rico em metionina e pobre em lisina), obterá uma refeição com proteínas completas.
Espero que essas dicas possam te ajudar a perder peso e mante hábitos de alimentação saudável.
Um abraço e até a próxima!
Veja Isso
Café da Manhã Low Carb
Como Fazer Suco Detox de Curcuma ou Açafrão
8 Benefícios das Groselhas Para a Saúde