DIETA CETOGÊNICA É PARA VOCÊ?

PRATO COM ALIMENTOS BAIXO CARBOIDRATO

Dieta cetogênica é para você? Descubra por que talvez essa dieta não seja ideal para você.

Essa dieta que é focada no baixo teor de carboidratos, alto teor de gordura e alto teor de proteínas não é nova. Ela data da década de 1920, porém, com os adeptos recentes que vão de atrizes de Hollywood a astros de reality shows, ela está ressurgindo com força atualmente.

No ano de 2017 a Associação Dietética Britânica (BDA) classificou essa dieta, que se assemelha à de Atkins, como uma das piores dietas de celebridades a ser seguida. Então por que ela ainda está ganhando adeptos nos dias de hoje, quase 3 anos mais tarde?

Talvez a resposta seja porque as pessoas ainda acreditam em promessas milagrosas de perda de peso, ou ainda fiquem fascinadas com a vida glamourosa das celebridades. Dessa forma tentam imitá-las na expectativa de colher resultados semelhantes.

Sempre que uma pessoa está tentando perder peso, ela pode ficar bastante vulnerável. Hoje em dia, mensagens sobre o ‘corpo perfeito’ são muito divulgadas e acabamos absorvendo essas informações de todos os lados.

Dietas radicais, especialmente as das grandes celebridades criam uma experiência que lembra a de pertencer a um grupo seleto e podem facilmente exercer grande atração sobre as pessoas. Talvez por essa razão essa dieta esteja tão na moda.

A dieta cetogênica

O termo Cetogênico é utilizado para definir uma dieta pobre em carboidratos (como a dieta Atkins). O foco dessa dieta é fazer com que você consiga mais calorias de proteínas e gorduras e menos de carboidratos. Assim você reduz mais os carboidratos que são fáceis de digerir, como açúcar, refrigerantes, doces e pão branco.
DIETA CETOGÊNICA - ALIMENTOS BAIXO TEOR DE CARBOIDRATOS

DIETA CETOGÊNICA E AS GRANDES CELEBRIDADES

Uma infinidade de celebridades tem sido associada a esta dieta, incluindo: Kim Kardashian, Kobe Bryant, LeBron James, Halle Berry, Gwyneth Paltrow, Mick Jagger, Rihanna, Alec Baldwin, Matthew McConaughey, Tom Jones e vários outros.

Essa dieta cetogênica está disponível em algumas versões, como Atkins ou Paleo, mas no fim, o objetivo é o mesmo: quantidades muito baixas de carboidratos (cerca de 20-50 g por dia ou 5% de calorias totais), relativamente ricos em gordura e proteínas moderadas.

Normalmente, exclui grãos, laticínios, legumes, soja e a maioria das frutas e vegetais ricos em amido. Os carboidratos dessa dieta vêm principalmente de vegetais e sementes com menor concentração de amido.

Se você diminui significativamente a quantidade de carboidratos em sua dieta, o seu corpo muda da queima de carboidratos para a queima de gordura para obter energia.

Isso causa um aumento nos níveis de cetonas em nosso corpo. Os defensores desse tipo de dieta afirmam que esse processo pode ajudá-lo a perder peso, controlar a fome e melhorar a saúde. Alguns dizem que pode tratar ou prevenir vários tipos diferentes de câncer, o que simplesmente não tem valor científico.

A verdade é que:

Uma dieta cetogênica cuidadosamente planejada por um nutricionista pode ser um tratamento muito eficaz para pessoas com epilepsia.

Porém, para a perda de peso, não existe mágica. Essa dieta funciona como qualquer outra, de modo que, cortando calorias totais e removendo os alimentos que as pessoas tendem a comer demais vai notar o óbvio; o emagrecimento.

Existem alguns efeitos colaterais iniciais que podem incluir baixos níveis de energia, nevoeiro cerebral, aumento da fome, problemas de sono, náusea, desconforto digestivo, mau hálito e baixo desempenho nos exercícios.

Esse método pode ser eficaz para perder peso a curto prazo, se houver um planejamento cuidadoso, mas para muitos é difícil sustentar a longo prazo e a maior parte da perda de peso inicial é frequentemente associada a perdas de água / fluidos.

Restringir demais qualquer grupo de alimento nunca é uma boa ideia (incluindo carboidratos), pois na maioria das vezes é mais fácil obter uma dieta equilibrada em geral, especialmente quando se trata de vitaminas, minerais e fibras em particular do que viver muito tempo sob pressão da restrição alimentar.

Trocando em miúdos:  Pode ser adequado para alguns, porém precisa de um planejamento cuidadoso visando saúde, o equilíbrio do coração e do intestino.

DIETA CETOGÊNICA É PARA VOCÊ? Veja Como ela funciona

Se o seu consumo de carboidratos fica abaixo dos 50 gramas por dia, seu corpo vai ficar sem o combustível (que é o açúcar no sangue) que pode ser usado rapidamente. Isso normalmente leva de 3 a 4 dias após o início da dieta, então depois disso o seu corpo vai começar a quebrar proteínas e gorduras para obter energia, o que pode fazer você perder peso.

Esse processo é chamado de cetose. É muito importante saber que a dieta cetogênica é uma dieta de curto prazo focada na perda de peso e não na busca de benefícios à saúde.

DIETA CETOGÊNICA É PARA VOCÊ? Veja Quem pode usar

As pessoas que fazem o uso da dieta cetogênica com mais frequência para perder peso podem contribuir para o melhoramento de certas condições médicas, como a epilepsia. Porém essa é uma das mais controversas dietas da atualidade.

Alguns afirmam que  esse tipo de dieta também pode contribuir para que as pessoas melhorem certas condições cardíacas, doenças cerebrais e até acne. Mas é necessário que haja mais pesquisas nessas áreas, segundo os especialistas.

Por isso o mais importante é sempre conversar com seu médico antes para descobrir se é seguro fazer uma dieta cetogênica, especialmente se você tem o diabetes tipo 1.

Perda de peso

DIETA CETOGÊNICA

Uma dieta cetogênica pode ajudar a perder mais peso nos primeiros 3 a 6 meses do que em outras dietas. Isso pode acontecer porque são necessárias mais calorias para transformar gordura em energia do que para transformar carboidratos em energia. Essa é a ideia defendida por que é adepto dessa dieta.

Também é possível que uma dieta rica em gorduras e proteínas o satisfaça mais, assim  você come menos, mas ainda não há pesquisas satisfatórias provando essa teoria. Até porque no geral você está comendo menos mas está consumindo altas quantidades de gordura. Então é preciso muito cuidado quanto à quantidade consumida e a quantidade que seu organismo vai gastar.

Câncer

O seu corpo é capaz de armazenar ou usar açúcar como forma de combustível graças ao hormônio da insulina.  E a dieta cetogênica faz você queimar esse combustível muito rapidamente, assim você não precisa armazená-lo. Isso significa que seu corpo precisa produzir menos insulina.

Esses níveis mais baixos podem ajudar a protegê-lo contra alguns tipos de câncer ou até retardar o crescimento de células cancerígenas. Porém, as pesquisas atuais são insuficientes  nesse campo para comprovar essas teorias.

Pois como foi descrito acima, essa condição tratada por muitos como verdadeira, é vista com outros olhos pela Associação Britânica de Dietética – BDA.

Doença cardíaca

DIETA CETOGÊNICA

Pode parecer estanho quando uma dieta exige mais gordura para aumentar o colesterol “bom” e diminuir o colesterol “ruim”, mas as dietas cetogênicas estão ligadas a esse processo. Talvez seja porque os níveis mais baixos de insulina resultantes dessas dietas impeçam o seu corpo de produzir mais colesterol.

Com isso é menos provável que você tenha pressão alta, artérias endurecidas, insuficiência cardíaca e outras doenças relacionadas.

No entanto, não há estudos  que mostram com clareza quanto tempo esses efeitos duram. E como essas dietas muito restitivas têm prazos determinados para começar e terminar, não é possível avaliar a extensão dessas mudanças no organismo do paciente, segundo os especialistas que contestam os efeitos dessa dieta.

Acne

Os carboidratos quase sempre estão associados a essa condição da pele portanto, reduzi-los pode ajudar a melhorar essa situação. Outra questão é a queda de insulina em uma dieta cetogênica que também pode ajudar a interromper os efeitos da acne na pele.

Diabetes e DIETA CETOGÊNICA

As dietas com baixo teor de carboidrato parecem ajudar a manter o açúcar no sangue mais baixo e mais previsível do que em outras dietas. Mas quando seu corpo queima gordura para obter energia, produz compostos chamados cetonas.

Porém se você tem diabetes, principalmente o tipo 1, altas quantidades de cetonas no sangue podem deixá-lo doente, sendo assim, é muito importante falar com seu médico antes de começar qualquer dieta.

Outros distúrbios do sistema nervoso

Os distúrbios do sistema nervoso podem afetar o cérebro e a coluna, bem como os nervos que os ligam. A epilepsia é uma delas, mas outras também podem ser desarmadas por uma dieta cetogênica, incluindo Alzheimer, a doença de Parkinson e os distúrbios do sono.

Os cientistas não sabem ao certo por que, mas pode ser que as cetonas que seu corpo produz quando quebra a gordura para obter energia ajudem a proteger as células do cérebro contra alguns danos.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome do ovário policístico se dá quando os ovários da mulher ficam maiores do que deveriam e ainda aparecem pequenos sacos cheios de líquido que se formam ao redor dos óvulos.

Os altos níveis de insulina podem ser a causa disso. Então a dieta cetogênica, que diminui a quantidade de insulina que você produz, pode ajudar a tratá-la, juntamente com outras mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos e perda de peso.

Exercício e DIETA CETOGÊNICA

Atletas de resistência – corredores e ciclistas, por exemplo – podem se beneficiar da dieta cetogênica. Com o tempo, ajuda a criar sua proporção músculo-gordura e aumenta a quantidade de oxigênio do corpo quando está trabalhando no pesado.

Mas, embora essa dieta possa ajudar no treinamento, ela também pode não funcionar tão bem quanto outras dietas para obter o máximo desempenho.

 

Efeitos colaterais da DIETA CETOGÊNICA

Os efeitos mais comuns geralmente não são graves. Você pode ter constipação, indigestão ou baixo nível de açúcar no sangue. São mínimos os casos de dietas com pouco carboidrato que levam a cálculos renais ou altos níveis de ácido no organismo (acidose). Alguns outros efeitos colaterais podem incluir a “ceto influenza”, que pode causar dor de cabeça, fraqueza e irritabilidade; mau hálito; e fadiga.

Dieta e Cuidados

Sempre que seu corpo queima os estoques de gordura, pode ser ruim para os rins. E então, começar uma dieta cetogênica,  ou voltar à sua dieta normal depois pode ser bastante complicado. Especialmente se você for obeso por razões de outros problemas de saúde.

Possivelmente esse quadro pode levar a doenças como diabetes, um problema cardíaco ou pressão alta. Ainda que você não apresente nenhuma dessas condições, faça mudanças na dieta gradativamente e somente com a orientação do seu médico.

E ainda pode acontecer hiperfiltração nos rins se o consumo de proteínas for além da quantidade indicada diariamente, pois vai ter um alto nível de concentração de ureia. Assim os rins vão trabalhar mais para excretar a ureia e isso pode, em longo prazo, causar problemas como hipertensão, diabetes e inflamação nos rins

Proteínas são celebradas na dieta cetogênica

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica, como já foi citado anteriormente, é uma dieta com alto teor de gorduras e proteínas, mas também elimina quase todos os carboidratos. A ingestão de carboidratos é limitada a cerca de 20 a 50 gramas por dia.

A principal fonte de energia que normalmente o corpo utiliza é a glucose (um tipo de açúcar) obtido através dos carboidratos. Os principais fornecedores desse combustível são os alimentos como açúcar, pão e macarrão.

Sempre que o seu corpo utiliza a gordura a fim de obter energia, os compostos chamados cetonas começam a ser produzidos.
Esse processo é conhecido como cetose. Então, quando você faz a dieta cetogênica, o corpo passa a utilizar principalmente cetonas, em vez de glucose, como sua principal fonte de energia.

Essa dieta cetogênica é ocasionalmente recomendada para pessoas com problemas de epilepsia, isso porque foi averiguado  que ela é capaz de reduzir as convulsões epilépticas. Mas esses pacientes precisam ser monitorados por profissionais especializados na área da saúde.

O que torna preocupante é o fato de pessoas sem epilepsia adotarem os princípios dessa dieta sem nenhum  acompanhamento médico, em uma luta desenfreada para perder peso, segundo a BDA.

A dieta cetogênica tem: 75% de gordura, 20% de proteína e 5% de carbs.
A dieta cetogênica tem: 75% de gordura, 20% de proteína e 5% de carbs.

Existem alguns riscos para quem faz a dieta cetogênica?

Segundo pesquisas, esse tipo de dieta pode levar a um risco do aumento de câncer colorretal, diabetes e doenças cardíacas. Isso acontece por conta da limitação da ingestão de fibras, que normalmente são obtidas com o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais.

Como esses alimentos normalmente são eliminados ou muito restritos na dieta cetogênica, isso explica o aumento do risco desse tipo de doença. A quantidade de fibras ideal é em torno de 30 gramas diárias para reduzir em até 30% o risco dessas doenças”.

A dieta cetogênica também pode causar a diminuição no número de bactérias intestinais, na medida em que reduz o consumo de alimentos prebióticos. Pois sabemos que as bactérias intestinais auxiliam em muitas funções essenciais, desde a digestão e a regulação do peso até o fortalecimento do sistema imunológico.

Existe uma maneira mais saudável para emagrecer?

Para quem não tem epilepsia, outras dietas podem ser mais benéficas. Com uma alimentação mais balanceada e redução da ingestão calórica, acrescentando todos os grupos de alimentos, em vez de eliminar totalmente algum grupo e sempre com acompanhamento de especialistas, é possível obter um peso desejado e com mais saúde.

O melhor caminho é sempre um alimentação feita com consciência e o controle das porções e que cada refeição tenha como base principal alimentos de origem vegetal.

Isso não quer dizer que a pessoa precisa ser vegana, mas que a dieta deve ser predominantemente de origem vegetal. Isso vai garantir uma alimentação mais saudável e com garantia de saciedade e satisfação, ao mesmo tempo em que cumpre todos os requisitos nutricionais que a pessoa necessita.

Então, a partir do momento que você já tiver uma boa relação com a balança e puder se controlar diante de um delicioso quitute, pode começar a abrir uma exceção e comer algo fora do cardápio de vez em quando. Afinal ninguém é de ferro né? E também se  você se limitar demais nunca vai conseguir ter uma boa relação com a comida.

Além do mais para você perder peso e se manter saudável é preciso levar em conta uma boa alimentação, atividade física, boas noites de sono e o equilíbrio mental.

Sabemos que perder peso e manter o peso sob controle não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, e por isso mesmo você não precisa passar por isso sozinho. Então procure apoio em grupos e comunidades que apoiam as suas ideias, mas que principalmente, você deve sempre buscar ajuda de um profissional da área da saúde.

Gostou dessas dicas?? Conta pra gente qual sua opinião. O que você gostaria de ler para ajudar na sua jornada de perda de peso? Eu vou adorar saber.

Um abraço e até a próxima!!!

Aqui você encontra um  link para baixar um ebook gratuito com dicas para emagrecer de forma saudável. Tenho certeza que essas dicas vão te ajudar. O segredo é começar com pequenas mudanças na sua rotina. Sabemos que grandes alterações podem causar desconfortos e inseguranças, por isso mesmo você não precisa mudar da noite para o dia.
Um passo de cada vez e em pouco tempo certamente vai notar que as diferenças começam a aparecer.