CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO?

CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO

Chocolate amargo evita a depressão?

Será mesmo?

Pois é gente, tem estudos que afirmam que pessoas que comem chocolate amargo têm menos chances de ter depressão.

Aqueles que comeram chocolate amargo tiveram uma redução de até 70% do risco de apresentar sintomas de depressão.

Comer chocolate amargo pode ser positivo para o humor além de aliviar os sintomas da depressão, revelou um novo estudo realizado por pesquisadores da inglesa University College London (UCL).

O estudo é o primeiro a confrontar a associação entre o consumo dos diferentes tipos de chocolate e a temida depressão, uma doença que atinge mais de 11 milhões de brasileiros.

Os cientista analisaram em conjunto com órgãos de Saúde do Canadá e dos Estados Unidos, dados de mais de 13,6 mil adultos.

CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO

Chocolate amargo evita a depressão

 

Foi constatado que aqueles que disseram consumir chocolate amargo tiveram um risco reduzido em 70% de apresentar sintomas de depressão do que aqueles que disseram que não comem chocolate.

Além disso, aquelas pessoas que comeram qualquer tipo de chocolate (branco, ao leite e amargo) também tiveram menores chances de apesentar sintomas depressivos em comparação a aqueles que não comiam nenhum tipo de chocolate. 

O que acontece é que o chocolate amargo contém diversas substâncias psicoativas, elas produzem sensação de bem-estar e euforia. Segundo as pesquisas, ele aumenta os níveis de serotonina, hormônio ligado ao prazer e bem-estar, é rico em flavonóides, potentes antioxidantes e agentes anti-inflamatórios estão presentes no cacau, e não é só isso, ele ainda contém feniletilamina, um importante hormônio que ajuda a regular o humor.

Um outro estudo publicado por outra universidade nos Estados Unidos, informou que o consumo de chocolate amargo tem efeitos positivos na saúde cerebral, diminuindo os níveis de estresse e inflamações. O chocolate amargo também pode melhorar o humor, a memória e até mesmo a imunidade.

Chocolate amargo evita a depressão, mas tenha cautela

BARRAS DE CHOCOLATE

Mas não é por isso que o consumo está liberado. Não vai sai por ai comendo quilos de chocolate amargo por dia. O ideal é comer todos os dias uma barrinha de aproximadamente 40 gramas de chocolate com, no mínimo, 70% cacau.

Os estudos fornecem algumas evidências de que o consumo de chocolate, especialmente o amargo, pode estar associado a uma redução da probabilidade do desenvolvimento de sintomas da depressão.

Na contramão disso tudo, há alguns especialistas que dizem que são necessárias mais pesquisas para esclarecer essa direção de causalidade.

Pode ser que a depressão aja fazendo com que as pessoas percam o interesse em comer chocolate, ou pode haver outros fatores que tornam as pessoas menos propensas a comer chocolate amargo e ficarem deprimidas, questionam alguns pesquisadores.

Chocolate amargo evita a depressão e tem outros benefícios

BARRAS DE CHOCOLATE AMARGO

Então se você é uma daquelas pessoas que adoram chocolate amargo, aquele com mais de 70% de cacau vai amar essa notícia. Os chocolates são feitos de partes do cacau, e com base na sua história pode se dizer que o chocolate literalmente se traduz em “alimento dos deuses”.

Não é à toa que  ninguém consegue virar as costas para o chocolate! Depois de superar o sabor alucinante do chocolate, você descobrirá que ele realmente faz fronteira com o reino dos alimentos saudáveis.

O chocolate escuro é feito a partir de grãos de cacau crus, que são uma rica fonte de flavanóis, conhecidos como flavonóides, que são essencialmente antioxidantes. O que os flavonóides fazem é trabalhar contra os radicais livres, inibindo mudanças negativas no corpo.

Chocolate amargo evita a depressão e protege o corpo

Os flavanóis têm um sabor amargo, portanto, quanto menos amargo o chocolate, mais pobre fica de todos esses antioxidantes. São esses flavanóis que melhoram a função vascular, melhoram a função cognitiva e fornecem proteção ultravioleta à pele.

Chocolate escuro também possui alta concentração de um alcalóide chamado teobromina, encontrado também no café.

Teobromina tem propriedades estimulantes e efeitos relaxantes. Pode dilatar os vasos sanguíneos e diminuir a pressão sanguínea. E se isso não bastasse, o chocolate preto também é rico em fibras solúveis, antioxidantes, ferro, magnésio, cobre, manganês, potássio, fósforo, zinco e selênio.

Gorduras no chocolate amargo?

Sim, é verdade que o chocolate amargo é rico em gordura e calorias, mas não é o tipo de gordura que o levará à obesidade, mas sim a um tipo bom de gordura que ajudará seu corpo.

O chocolate escuro é feito com manteiga de cacau, que é diferente (em termos de propriedades gordurosas) de outros tipos de óleos e manteigas. Consiste principalmente em ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico. O ácido esteárico e o ácido palmítico são gorduras saturadas.

Mas, diferentemente da maioria dos ácidos graxos saturados, eles não aumentam os níveis de colesterol no sangue. E o ácido oleico é um tipo de gordura monossaturada que pode até ajudar a diminuir o colesterol.

O nível de gorduras saturadas nos chocolates aumenta quando o leite é adicionado, e é por isso que os chocolates escuros são muito mais saudáveis.

Aqui estão 6 incríveis benefícios do chocolate amargo. (Como se o delicioso sabor não fosse motivo suficiente)!

Vamos ver aqui estas 6 outras razões surpreendentes pela qual você deve optar pelo chocolate amargo.

1. Reduz a  pressão arterial

CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO

Pesquisas afirmam que o alto teor de magnésio no chocolate amargo pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Estudos também apontam que comer chocolate escuro aumenta o nível de óxido nítrico em seu corpo.

O óxido nítrico é uma substância que atua em pequenos receptores de nossos vasos sanguíneos e os ajuda a dilatar, diminuindo assim a pressão sanguínea geral.

2. Chocolate Amargo Evita a Depressão e Diminui o colesterol

Os estudos mostram ainda que quantidades moderadas de chocolate amargo podem diminuir o LDL, que é mau colesterol e aumentar o HDL, que é bom colesterol. Isso, por sua vez, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrame.

Veja: o LDL se acumula ao longo do interior das artérias, formando depósitos de placas e estreitando as artérias. Esta condição pode levar a um ataque cardíaco. Portanto, se o chocolate amargo puder reduzir o LDL, eles poderão reduzir o risco de um ataque cardíaco.

3. Chocolate Amargo Evita a Depressão e Melhora a  função cerebral

CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO

O chocolate ajuda na concentração, aprimora a memória e protege o cérebro contra o envelhecimento. Em 2012, pesquisadores da Universidade de Nottingham descobriram que comer chocolate escuro aumenta o fluxo sanguíneo em algumas áreas-chave do cérebro por pelo menos algumas horas, o que leva diretamente ao aumento do desempenho em tarefas e alerta geral.

Outro estudo de 2013 publicado na revista Neurology descobriu que comer chocolate amargo diariamente (em quantidades moderadas, é claro) pode aumentar sua memória em quase 30% e também melhorar suas habilidades de resolução de problemas.

4. Melhora a saúde do coração

CHOCOLATE AMARGO EVITA A DEPRESSÃO

O chocolate amargo promove um coração saudável. Um estudo realizado por pesquisadores de uma universidade na Holanda, descobriu que o chocolate escuro restaura a flexibilidade das artérias e, ao mesmo tempo, impede que os glóbulos brancos grudem nas paredes dos vasos sanguíneos.

Outro estudo apresentado na American Chemical Society (ACS) descobriu que quando você come chocolate escuro, as bactérias intestinais do estômago o fermentam em compostos anti-inflamatórios que são bons para o coração.

Um estudo de 2015 publicado no Journal Heart, sugere que uma quantidade substancial de chocolate todos os dias pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e derrames.

5. Chocolate Amargo Evita a Depressão e Diminui o desejo por comida

MENINA COMENDO SANDUICHE

Pesquisas comprovam que os chocolates escuros têm alto valor de saciedade e, portanto, fazem você se sentir satisfeito por mais tempo. Eles são carregados com ácidos graxos monoinsaturados, que são conhecidos por aumentar seu metabolismo e queimar gordura. Quando consumido em quantidades moderadas, o chocolate amargo é conhecido por retardar o processo de digestão e reduzir os desejos por comida.

6. Chocolate Amargo Mantém seu peso sob controle e Evita a Depressão

PES DE MULHER NA BALANÇA

 

Um estudo de 2012 realizado por uma  Universidade da Califórnia analisou a dieta de aproximadamente 1000 americanos e descobriu que aqueles que comiam chocolate escuro algumas vezes por semana eram, em média, mais magros do que aqueles que comiam ocasionalmente.

Os pesquisadores afirmam que, embora o chocolate amargo seja carregado de calorias, ele contém ingredientes que podem favorecer a perda de peso. E ainda, se você comer chocolate preto como sobremesa após as refeições, é provável que diminua o ganho de peso.