O QUE É DIETA PESCETARIANA?
Pescetarianismo ou piscitarianismo é uma palavra usada para descrever aqueles que se abstêm de comer todo tipo de carne, com exceção dos peixes.
Um um seguidor dessa dieta mantém uma alimentação com a adição de peixes e outros frutos do mar, como camarão, amêijoas, caranguejos e lagosta.
RAZÕES PARA SER UM PESCETARIANO
Embora a palavra não seja comumente usada e um pescetariano não seja realmente vegetariano, muitas vezes as pessoas adotam esse tipo de dieta por duas razões:
- Elas têm problemas de saúde (como colesterol alto) e querem cortar carne, mas ainda obtêm proteínas saudáveis .
- A outra razão comum para adotar uma dieta pescetariana é a transição para uma dieta completamente vegetariana. Com esse método, eles podem ficar um tempo na dieta com os peixes e frutos do mar, mas com o tempo abrem mão também desse tipo de carne e se tornam vegetarianos. Assim o processo se tornaria mais fácil, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de parar de comer outros tipos de carne.
Porque muitas pessoas estão aderindo a esse tipo de dieta pescetariana?
O QUE E DIETA PESCETARINA?
Os Pesceatarianos são considerados vegetarianos?
Não. Um pescetariano não é nem de longe um vegetariano. Há muita confusão sobre o que um vegetariano é ou não, mas nenhuma definição do termo jamais inclui peixe ou frutos do mar.
O QUE SÃO SEMI-VEGETARIANOS OU FLEXITARIANOS?
Um “semi-vegetariano” – ou “flexitário” é alguém que segue uma dieta principalmente vegetariana, ocasionalmente suplementada com carne, embora não exista uma definição realmente acordada de com que frequência alguém pode comer carne e ainda se chamar semi-vegetariano ou um flexitário.
Mas há um entendimento de que para ser um semi-vegetariano o consumo de carne deve ser abaixo de 3 refeições por semana. Os pescetarianos não são restritos a peixes “ocasionais” e podem comer peixes em qualquer quantidade desejada tão frequentemente quanto preferem. E por essa razão não se enquadram nem na categoria de semi ou flexitarianos.
Há muitas razões para as pessoas optam por renunciar a carnes e aves, mas ainda assim comer peixe.
Algumas pessoas optam por adicionar peixe a uma dieta vegetariana de forma a obterem os benefícios para a saúde de uma dieta à base de legumes e vegetais mais a proteína de peixes saudáveis que contribuem para o bem-estar e uma boa saúde cardiovascular.
Mas também para outras, pode ser simplesmente uma questão de gosto.
O QUE É UM PESCETARIANO?
Muito simplesmente, um pescetariano é alguém que não come a carne, mas come peixes.
Por essa definição, um pescetariano é alguém que escolhe comer uma dieta vegetariana, mas que também come peixe e marisco, o que não faz dele um vegetariano.
É uma dieta basicamente baseada em vegetais com grãos integrais, nozes, legumes, gorduras saudáveis, e em que o peixe e marisco desempenham um papel fundamental como fonte de proteína principal.
Muitos pescetarianos também comem laticínios e ovos.
Considerações para a saúde:
Um dos motivos para a adoção desta tipo de dieta é o desejo de manter uma boa saúde, baseado nos resultados encontrados de que carne vermelha é prejudicial à saúde em muitos casos devido a carnes não-magras apresentarem altas quantidades de gordura saturada.
Além disso, a carne de certos peixes faz aumentar o nível de HDL no organismo, bem como constituir com uma fonte de ácidos graxos ómega 3.
Comparação com outras dietas:
O pescetarianismo é similar a muitas dietas tradicionais, porém esse método enfatiza peixes além de frutas, vegetais e grãos. Em muitas regiões costeiras os habitantes tendem a se alimentar deste modo e é característico da dieta mediterrânea e das dietas de muitos países na Ásia, norte da Europa e dos povos Caraíbas. As outras dietas tradicionais tendem a incluir carne também, mas de maneira periférica.
O QUE É DIETA PESCETARIANA?
O que os Pescetarianos comem?
- Grãos integrais e derivados de grãos.
- Legumes e seus derivados, incluindo feijão, lentilhas, tofu e homus.
- Frutos secos e sementes incluindo, chia e linhaça.
- Laticínios, incluindo iogurte, leite e queijo e manteiga.
- Frutos.
- Vegetais.
- Peixe e marisco.
- Ovos.
Não comem:
Nenhum outro tipo de carne além de peixes, o que exclui animais domésticos como frango, porco, cordeiro, peru ou carne silvestre como jacaré , capivara ou de caça como perdizes, codornas, coelhos, etc.
Numa dieta rigorosamente vegetariana e desequilibrada poderá haver dificuldade em obter quantidades suficientes para um bom funcionamento do organismo, principalmente vitamina B12, zinco, cálcio e proteína .
Não há muitas desvantagens com esta dieta. No entanto, como diz a sabedoria popular, “não há bela sem senão, nem feia sem sua graça”.
É verdade que a dieta pescetariana que inclui peixe, juntamente com frutas, legumes, grãos e vegetais e nenhum outro tipo de carne, traz muitas vantagens.
Mas existem recomendações, como a da American Heart Association para que se coma duas porções de peixe por semana para a saúde do coração.
QUALQUER PESSOA PODE ADERIR À DIETA PESCETARIANA?
É fato é, o peixe é uma boa fonte de proteína e gorduras saudáveis, no entanto, comer demasiado pode aumentar a exposição a poluentes e mercúrio.
Alguns peixes, especialmente espécies maiores, podem conter mercúrio e outras toxinas.
Por esta razão, os EUA Food and Drug Administration (FDA) que é a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recomenda que crianças e mulheres em idade fértil, especialmente as jovens grávidas e mulheres em fase de amamentação, devem evitar atum, peixe-espada, raia e cavala.
Em resumo, podemos afirmar que, você pode adaptar sua dieta a seus objetivos, tudo com moderação para que não cause efeitos indesejáveis. assim é possível colher os benefícios saudáveis de uma boa alimentação.
Um abraço e até a próxima!
Veja Isso
Café da Manhã Low Carb
Como Fazer Suco Detox de Curcuma ou Açafrão
8 Benefícios das Groselhas Para a Saúde