Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home1/blog6340/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O Que é Dieta Pescetariana? Quais Os Benefícios Dessa Dieta? ⋆ BLOG DA MYLA

O Que é Dieta Pescetariana? Quais Os Benefícios Dessa Dieta?

O QUE E DIETA PESCETARIANA

O QUE É DIETA PESCETARIANA?

Pescetarianismo ou piscitarianismo  é uma palavra usada para descrever aqueles que se abstêm de comer todo tipo de carne, com exceção dos peixes.

Um um seguidor dessa dieta mantém  uma alimentação com a adição de peixes e outros frutos do mar, como camarão, amêijoas, caranguejos e lagosta.

O QUE E DIETA PESCETARI

RAZÕES PARA SER UM PESCETARIANO

Embora a palavra não seja comumente usada e um pescetariano não seja realmente vegetariano, muitas vezes as pessoas adotam esse tipo de dieta por duas razões:

  • Elas têm problemas de saúde (como colesterol alto) e querem cortar carne, mas ainda obtêm proteínas saudáveis .
  • A outra razão comum para adotar uma dieta pescetariana é a transição para uma dieta completamente vegetariana. Com esse método, eles podem ficar um tempo na dieta com os peixes e frutos do mar, mas com o tempo abrem mão também desse tipo de carne e se tornam vegetarianos. Assim o processo se tornaria mais fácil, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de parar de comer outros tipos de carne.

Porque muitas pessoas estão aderindo a esse tipo de dieta pescetariana?

Também existem outras razões para a adoção de uma maneira de comer pescetariana. Para muitas pessoas isso tem uma consciência ambiental ligada à destruição causada pela agropecuária para manter a produção em larga escala. E outro motivo pelo qual as pessoas a se tornam vegetarianas ou veganas está ligado à preocupações com a crueldade animal.
O QUE E DIETA PESCETARI
E há ainda  quem seja adepto de uma dieta pescetariana por razões religiosas, como é o caso do judaísmo e islamismo.
Os peixes com escamas normalmente são capturados e abatidos sem derramamento de sangue, bem como estão livres de vermes ou insetos por dentro. Esses são alguns dos motivos pelo qual o senso religioso incorpora o pescetarianismo.
Os pescetarianos geralmente acreditam que o consumo moderado de peixe ou de óleos de peixe, que são ricos em ácidos graxos ômega-3, é necessário para uma saúde ideal, embora existam outras alternativas vegetarianas, como óleo de linhaça e outras fontes saudáveis para garantir a ingestão desses nutrientes.
Existem muitas fontes de proteína disponíveis para vegetarianos e até veganos, incluindo ovos, laticínios com pouca gordura, feijão, lentilha, nozes e muitas outras. Certamente para quem deseja se tornar vegano ou vegetariano é possível manter uma dieta rica em proteínas sem consumir carnes ou peixe.

O QUE E DIETA PESCETARINA?

Os Pesceatarianos são considerados vegetarianos?

Não. Um pescetariano não é nem de longe um vegetariano. Há muita confusão sobre o que um vegetariano é ou não, mas nenhuma definição do termo jamais inclui peixe ou frutos do mar.

O QUE E DIETA PESCETARIANA

Uma dieta vegetariana exclui todos os animais e peixes faz parte desse grupo. Portanto, uma dieta que inclua peixe ou uma pessoa que consome peixe não pode ser adequadamente chamada de vegetariana.

O QUE SÃO SEMI-VEGETARIANOS OU FLEXITARIANOS? 

Um “semi-vegetariano” – ou “flexitário” é alguém que segue uma dieta principalmente vegetariana, ocasionalmente suplementada com carne, embora não exista uma definição realmente acordada de com que frequência alguém pode comer carne e ainda se chamar semi-vegetariano ou um flexitário.

Mas há um entendimento de que para ser um semi-vegetariano o consumo de carne deve ser abaixo de 3 refeições por semana. Os pescetarianos não são restritos a peixes “ocasionais” e podem comer peixes em qualquer quantidade desejada tão frequentemente quanto preferem. E por essa razão não se enquadram nem na categoria de semi ou flexitarianos.

Esses rótulos são um bastante pessoais. Se você declarar que é pescetariano, semi-vegetariano ou flexitário, esteja certo de que em algum momento vai ter que explicar suas escolhas de dieta a quem pedir. Embora não seja da conta deles, é provável que amigos, familiares e até estranhos tenham curiosidade sobre seus hábitos alimentares, restrições e razões para tal.

Há muitas razões para as pessoas optam por renunciar a carnes e aves, mas ainda assim comer peixe.

Algumas pessoas optam por adicionar peixe a uma dieta vegetariana de forma a obterem os benefícios para a saúde de uma dieta à base de legumes e vegetais mais a proteína de peixes saudáveis ​​que contribuem para o bem-estar e uma boa saúde cardiovascular.

Mas também para outras, pode ser simplesmente uma questão de gosto.

O QUE É UM PESCETARIANO?

Muito simplesmente, um pescetariano é alguém que não come a carne, mas come peixes.

MULHER TOMANDO SUCO

Por essa definição, um pescetariano é alguém que escolhe comer uma dieta vegetariana, mas que também come peixe e marisco, o que não faz dele um vegetariano.

É uma dieta basicamente baseada em vegetais com grãos integrais, nozes, legumes, gorduras saudáveis, e em que o peixe e marisco desempenham um papel fundamental como fonte de proteína principal.

Muitos pescetarianos também comem laticínios e ovos.

Considerações para a saúde:

Um dos motivos para a adoção desta tipo de dieta é o desejo de manter uma boa saúde, baseado nos resultados encontrados de que carne vermelha é prejudicial à saúde em muitos casos devido a carnes não-magras apresentarem altas quantidades de gordura saturada.

Além disso, a carne de certos peixes faz aumentar o nível de HDL no organismo, bem como constituir com uma fonte de ácidos graxos ómega 3.

Comparação com outras dietas:

O pescetarianismo é similar a muitas dietas tradicionais, porém esse método enfatiza peixes além de frutas, vegetais e grãos. Em muitas regiões costeiras os habitantes tendem a se alimentar deste modo e é característico da dieta mediterrânea e das dietas de muitos países na Ásia, norte da Europa e dos povos Caraíbas. As outras dietas tradicionais tendem a incluir carne também, mas de maneira periférica.

O QUE É DIETA PESCETARIANA?

O que os Pescetarianos comem?

  • Grãos integrais e derivados de grãos.
  • Legumes e seus derivados, incluindo feijão, lentilhas, tofu e homus.
  • Frutos secos e sementes incluindo, chia e linhaça.
  • Laticínios, incluindo iogurte, leite e queijo e manteiga.
  • Frutos.
  • Vegetais.
  • Peixe e marisco.
  • Ovos.

Não comem:

Nenhum outro tipo de carne além de peixes, o que exclui animais domésticos como frango, porco, cordeiro, peru ou carne silvestre como jacaré , capivara ou de caça como perdizes, codornas, coelhos, etc.

Numa dieta rigorosamente vegetariana e desequilibrada poderá haver dificuldade em obter quantidades suficientes para um bom funcionamento do organismo, principalmente vitamina B12, zinco, cálcio e proteína .

Não há muitas desvantagens com esta dieta. No entanto, como diz a sabedoria popular, “não há bela sem senão, nem feia sem sua graça”.

É verdade que a dieta pescetariana que inclui peixe, juntamente com frutas, legumes, grãos e vegetais e nenhum outro tipo de carne, traz muitas vantagens.

Mas existem recomendações, como a da American Heart Association para que se coma duas porções de peixe por semana para a saúde do coração.

QUALQUER PESSOA PODE ADERIR À DIETA PESCETARIANA?

É fato é, o peixe é uma boa fonte de proteína e gorduras saudáveis, no entanto, comer demasiado pode aumentar a exposição a poluentes e mercúrio.

Alguns peixes, especialmente espécies maiores, podem conter mercúrio e outras toxinas.

Por esta razão, os EUA Food and Drug Administration (FDA) que é a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recomenda que crianças e mulheres em idade fértil, especialmente as jovens grávidas e mulheres em fase de amamentação, devem evitar atum, peixe-espada, raia e cavala.

Em resumo, podemos afirmar que, você pode adaptar sua dieta a seus objetivos, tudo com moderação para que não cause efeitos indesejáveis. assim é possível colher os benefícios saudáveis de uma boa alimentação.

Um abraço e até a próxima!