CALCULADORA DO IMC – CALCULE O SEU ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

CALCULO DO IMC
Calculadora do IMC, como calcular o seu índice de massa corporal.

O Índice de Massa Corporal – IMC – é um cálculo simples baseado na altura e peso de uma pessoa. A fórmula é IMC = kg / m 2,  onde kg é o peso de uma pessoa em quilogramas e m 2  é a sua altura em metros quadrados.

Dessa forma, o IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.

Por exemplo, uma pessoa com 1,70 m e 70 kg fará o seguinte cálculo:

  • Altura multiplicada por ela mesma: 1,65 x 1,65 = 2,72
  • Peso dividido pelo quadrado da altura: 67 / 2,72 = 24,63

Então vamos conferir a seguir o que significam os resultados

Tabela e Resultados da Calculadora do IMC

O IMC pode trazer os seguintes resultados:

IMC Resultado
Menos do que 18,5 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,9 Peso normal
Entre 25 e 29,9 Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 Obesidade grau 1
Entre 35 e 39,9 Obesidade grau 2
Mais do que 40 Obesidade grau 3

Um IMC de 25,0 ou mais está acima do peso, enquanto a faixa saudável é de 18,5 a 24,9. O IMC se aplica à maioria dos adultos entre 18 e 65 anos.

CALCULO DO IMC

Para a avaliação de um paciente individualmente, no entanto, esse resultado pode ser falho por não levar em conta a composição desse peso corporal, que pode ser composto por gordura, músculos, água e estruturas ósseas.

Quem não deve usar uma calculadora do IMC

O IMC não é indicado para construtores musculares, atletas de longa distância, mulheres grávidas, idosos ou crianças pequenas. Isso ocorre porque o IMC não leva em consideração se o peso é composto por músculo ou gordura, apenas o número.

Aqueles com maior massa muscular, como atletas, podem ter um IMC alto, mas não apresentam maior risco à saúde. Assim, quem apresentar menos massa muscular, como crianças que não completaram o desenvolvimento ou idosos que podem estar perdendo alguma massa muscular, podem ter um IMC menor.

Mas durante a gravidez e lactação, a composição corporal da mulher muda, portanto, o uso do IMC não é apropriado.

O índice de massa corporal (IMC) é uma medida de gordura corporal baseada na altura e no peso e se aplica a homens e mulheres adultos.

A classificação do índice de massa corporal (IMC), pode ajudar a identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos mas cada caso precisa ser avaliado individualmente por um especialista.

O Índice de Massa Corporal é Confiável?

Para a maioria dos adultos, o IMC fornece uma boa estimativa dos riscos à saúde relacionados ao peso. Se o seu IMC for superior a 35, seu peso está definitivamente colocando sua saúde em risco.

CALCULO DO IMC

No entanto, existem algumas situações em que o IMC pode subestimar ou superestimar esses riscos para um IMC calculado entre 25 e 35. Os principais são:

Crianças

O mais indicado é que o seu médico de família ou profissional de saúde faça uma avaliação para saber se a criança está de fato dentro das condições adequadas de peso e nutrição saudáveis.

Mulheres grávidas

As estimativas usuais de IMC não devem se aplicam se você estiver grávida.

Cálculo do IMC Se você é muito musculoso

O IMC pressupõe que você tenha uma quantidade média de gordura corporal, incluindo ‘gordura intra-abdominal’ – aquela gordura que se encontra na camada mais profunda do estômago, em vez de sob a pele.

Porém, essa gordura intra-abdominal está bem mais relacionada aos riscos de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas do que a gordura sob a pele.

Se você é muito musculoso, seu nível de gordura corporal pode ser menor do que o previsto pelo seu IMC. No entanto, isso se aplica apenas a pessoas que praticam atividade física intensa – muito mais que a média das pessoas.

Idosos (acima de 60)

Como a massa muscular tende a cair e a gordura corporal aumenta em pessoas mais velhas, então o IMC pode não ser um refletor preciso da gordura corporal se você tiver mais de 60 anos.

Estimativas alternativas de riscos à saúde relacionados ao peso

Se você percebe que o IMC pode não refletir com precisão se você está com sobrepeso ou obeso, medir a circunferência abdominal, a relação cintura-quadril ou cintura-altura pode fornecer uma estimativa mais realista.

Circunferência da cintura

Você mede a circunferência da cintura a meio caminho entre a parte inferior da caixa torácica e a parte superior dos ossos do quadril, com a fita métrica paralela ao chão. Você deve estar expirando -soltando o ar dos pulmões – quando medir.

Homens

  • Aumento do risco à saúde – ≥94 cm
  • Alto risco à saúde – ≥102 cm

Mulheres

  • Aumento do risco à saúde –  ≥80 cm
  • Alto risco à saúde –  ≥88 cm

Proporção cintura / quadril

Para verificar a relação cintura / quadril , meça a circunferência da cintura (como acima) e o tamanho do quadril na parte mais larga dos quadris. Então divida sua circunferência abdominal pela sua medida do quadril para obter uma proporção.

  • Nas mulheres, uma relação cintura / quadril maior que 0,85 está associada a um risco acima da média.
  • Nos homens, uma relação cintura / quadril maior que 1,00 está associada a um risco acima da média.

Relação cintura / altura

Porém um estudo recente comparando o IMC, a circunferência da cintura, a relação cintura / quadril e a relação cintura / altura descobriu que a maneira mais precisa de calcular seu nível de gordura corporal total é através da relação cintura-altura.

Meça a circunferência da cintura como descrito acima e simplesmente divida-a pela sua altura.

A obesidade de corpo inteiro é definida por uma relação cintura-altura de:

  • 0,53 ou mais para homens
  • 0,54 ou mais para mulheres

Portanto a obesidade abdominal fica definida por uma relação cintura-altura equivalente a 0,59 ou mais.

Calculadora do IMC, Como Calcular o Seu Índice de Massa Corporal

Para uma vida mais saudável pratique atividade física e cuide da alimentação

Pratique exercícios físicos por pelo menos uma hora diariamente, com intensidade variando de acordo com sua capacidade.

Mantenha hábitos alimentares saudáveis, evitando alimentos processados além de bebidas alcoólicas e cigarros que podem prejudicar muito a sua saúde.

Tenha sempre que possível noites tranquilas de sono, desligando aparelhos eletrônicos e celulares por pelo menos uma hora antes de ir para a cama.