O QUE É DIETA CETOGÊNICA? E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS

O QUE É DIETA CETOGÊNICA - ALIMENTOS PERMITIDOS

Vamos entender um pouco sobre o que é DIETA CETOGÊNICA? E quais os seus benefícios.

A dieta cetogênica é uma dieta muito baixa em carboidratos, que certamente vai ajudá-lo a queimar gordura de forma mais eficaz. É fato que existem muitas, inúmeras dietas sendo utilizadas mundo afora.

Algumas são boas e trazem bons resultados, já outras; nem tanto. Mas quando se trata da dieta cetogênica, muitas pessoas já experimentaram e comprovaram seus muitos benefícios para perda de peso, saúde e desempenho.

ALIMENTOS DA DIETA CETOGÊNICA

Esse conteúdo vai te mostrar a fazer uma dieta baseada em alimentos reais, OU SEJA, comida de verdade. Você vai saber o que é dieta cetogênica, como iniciar a dieta cetogênica e um plano simples de refeição para você ter sucesso na dieta Keto.

 

O que significa “ceto”

O “ceto” na dieta cetogênica vem do fato de permitir que o corpo produza pequenas moléculas de combustível chamadas “cetonas”.

Esta fonte de combustível alternativa para o corpo, é usada quando o açúcar no sangue (glicose) fica em quantidade baixa.Então as cetonas são produzidas quando você come poucos carboidratos. Pois esses são rapidamente convertidos em açúcar no sangue. Vale lembrar que excesso de proteína também pode ser convertido em açúcar no sangue.

Sendo assim o fígado produz as cetonas a partir de fontes de gordura. Estas cetonas servem então como fonte de combustível em todo o corpo, especialmente para o cérebro.

Claro que sabemos que o nosso cérebro é um órgão muito ativo e faminto. E sendo assim, ele vai consumir muita energia todos os dias. Mas essa energia não pode ser na forma de gordura diretamente. Por isso o corpo transforma essa gordura em glicose … ou cetonas para alimentar o cérebro.

[su_note note_color=”#9c4767″ text_color=”#4bf977″ radius=”2″] Top 10 Receitas de Sucos e Chás DETOX Totalmente Grátis! [su_button url=”http://bit.ly/GRATIS-receitas-detox-72-horas” background=”#f3db1e” size=”5″ icon_color=”#ce589f”]Download Aqui[/su_button][/su_note]

Quando você adere à dieta cetogênica todo o seu corpo muda de comportamento. Passando então a utilizar a gordura como principal fonte de combustível para funcionar. Quando os níveis de insulina se tornam muito baixos, a queima de gordura pode aumentar drasticamente. Torna-se mais fácil acessar seus depósitos de gordura para queimá-los.

Isso é muito bom para quem está tentando perder peso, mas também há outros benefícios, como sentir menos fome e o corpo mantém um suprimento constante de energia. Afinal, se o corpo tem mais emergia, vai se manter mais focado e alerta no dia a dia. Quando o corpo produz cetonas, entra em um estado metabólico chamado cetose. O caminho mais rápido para chegar lá é jejuar – não comer nada – mas ninguém pode jejuar para sempre.

Na dieta cetônica, por outro lado, você pode se alimentar e ainda resultar em cetose. Além de alcançar muitos dos benefícios do jejum – incluindo perda de peso – sem ter que jejuar.

Quem NÃO deve fazer dieta cetogênica?

É certo que como toda dieta, aqui não poderia ser diferente. Existem controvérsias e mitos sobre a dieta cetônica, mas para a maioria das pessoas parece ser muito segura.

Porém esses três grupos listados abaixo requerem consideração especial:

  • Você toma medicamentos para diabetes , por exemplo, insulina.
  • Você toma medicação para pressão alta.
  • Você amamenta.

Nota: Embora a dieta cetogênica tenha muitos benefícios comprovados, ainda é controversa como qualquer outra dieta. O principal ponto que dever ser considerado é no que diz respeito aos medicamentos, por exemplo, para diabetes, em que as doses podem precisar ser adaptadas.

Por favor, discuta quaisquer alterações na medicação e mudanças relevantes no seu estilo de vida com o seu médico. 

É fato que muitas pessoas podem se beneficiar dos resultados de uma dieta cetogênica. Incluindo a redução da taxa de açúcar no sangue e perda de peso. Mas qualquer mudança no estilo de vida e comportamento deve ser feito seguindo alguns critérios para que você seja beneficiado pelas mudanças que se propôs a fazer.

O que comer em uma dieta ceto

Esses são alguns dos alimentos típicos para desfrutar de uma dieta cetogênica. Os números são carboidratos líquidos, ou seja, carboidratos digestíveis, por 100 gramas.

Para alcançar um estado de cetose mais eficiente, quanto menor a quantidade de carboidratos é geralmente melhor:

O QUE É DIETA CETOGÊNICA - ALIMENTOS COM BAIXO TEOR DE CARBOIDRATOS

A parte mais importante na dieta cetogênica para atingir a cetose é evitar ingerir carboidratos em excesso.

O ideal é manter a ingestão de carboidratos abaixo de 50 gramas por dia de carboidratos líquidos, melhor ainda se esse índice puder ficar abaixo de 20 gramas. Quanto menos carboidratos, mais rápido para se atingir a cetose, perder peso ou reverter o diabetes tipo 2.

Contar carboidratos pode ser útil em primeiro lugar, para perde peso. Mas se você mantiver os alimentos e receitas recomendados, você pode ficar “KETO” mesmo sem ficar o tempo todo contando calorias.

Tente evitar

Aqui está o que você deve evitar em uma dieta keto – carboidratos contendo muito açúcar e amido. Isso inclui alimentos ricos em amido, como pão, macarrão, arroz e batatas. Esses alimentos são muito ricos em carboidratos.

ALIMENTOS PROIBIDOS NA DIETA CETOGÊNICA

** Os números são gramas de carboidratos líquidos por 100 gramas.

Dessa forma, em uma dieta keto, você basicamente precisará evitar alimentos açucarados completamente, assim como alimentos ricos em amido. Além disso, deve evitar alimentos processados ​​e seguir uma dieta baseada em alimentos ricos em gorduras e moderadamente ricos e proteínas. Pois o excesso pode ser transformado em açúcar no organismo. Essa é a base mais importante dessa dieta.

Também pé importante evitar produtos dietéticos com baixo teor de gordura. Uma boa orientação seria direcionar cerca de 5% de energia que o corpo precisa, vinda de fontes de carboidratos (quanto menos carboidratos, mais efetivo). De 15 a 25% de proteína e cerca de 75% de gordura. Essa métrica estaria mais próxima da maior eficiência dessa dieta.

O que beber

BEBIDAS PERMITIDAS NA DIETA CETOGÊNICA

Qual a melhor bebida para ajudar na dieta cetogênica?

Então, o que você deve beber com uma dieta cetogênica? A água é a bebida mais indicada em qualquer situação. Mas queremos experimentar outros sabores. Afinal não dá para beber apenas água o tempo todo. Pois bem, nesse caso, também está liberado café ou chá. Idealmente, sem adoçantes ou açúcar.

Também é permitido uma pequena quantidade de creme ou leite junto do café ou chá. Porém lattes de café e cappuccinos têm muitos carboidratos.

Tomar uma taça de vinho ocasionalmente também está liberado. Mas tome cuidado.  Quanto mais álcool você beber, menos peso vai perder. Pois o corpo tende a queimar o álcool antes de qualquer outra coisa.  Bebida alcoólica também pode fazer a pessoa ganhar mais peso, porque você vai querer comer mais enquanto bebe.

Como funciona uma dieta cetônica?

Quanto menos carboidratos você ingere, mais eficaz parece ser a perda de peso, a supressão do apetite e a reversão do diabetes tipo 2.

Benefícios de uma dieta cetogênica

Os níveis de cetona produzidos a partir da queima de gordura como fonte de combustível demonstraram resultados eficientes na perda de peso, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue. Reduzindo também a dependência das pessoas em medicamentos para diabetes.

Outros benefícios:

  • redução da pressão arterial elevada;
  • redução dos níveis de triglicerídeos;
  • aumento dos níveis de colesterol HDL;
  • melhora do desempenho mental;

Uma dieta ceto é uma dieta muito baixa em carboidratos, com menos de 20 gramas por dia, e, portanto, tende a ser altamente eficaz.

Aqui estão três exemplos possíveis de como as refeições com pouco carboidrato podem parecer, com base em quantos carboidratos você almeja comer em um dia. Observe que somente a placa esquerda é confiável cetogênica:

carb baixo moderadoCarb baixa liberal
Cetogênica 0-20                                     Moderado 20-50                         Liberal 50-100

O ideal é que você comece seguindo estritamente as regras da sua dieta ao máximo possível. Quando você chegar a um nível satisfatório de peso e saúde, você pode cuidadosamente tentar comer mais alguns carboidratos (se assim preferir).

Como iniciar a deita cetogênica?

Para qualquer atividade ou novo projeto que nos propomos a fazer, deve ter um planejamento. Assim fica mais fácil saber por onde começar.

Por isso é importante colocar tudo na ponta do lápis. Você vai precisar de um plano de alimentação, listas de compras, dicas diárias e solução de problemas e dúvidas que poderão surgir ao longo do tempo.

Alimentos para comer com baixo teor de carboidratos

  • Carne: Todos os tipos. Aqui é permitido comer até a gordura da carne, assim como a pele do frango. E ainda assim os especialistas afirmam que é possível perder peso. Se possível, tente escolher carnes orgânicas ou de animais alimentados com capim.
  • Peixe e marisco: Todos os tipos: peixe gordo como salmão, cavala, sardinha ou arenque são boas escolhas.
  • Ovos: Todos os tipos: cozidos, fritos, mexidos, omeletes, etc. De preferência ovos orgânicos.
  • Molhos naturais com gordura e alto teor de gordura: Usar manteiga e creme para cozinhar pode fazer com que seus alimentos com pouco carboidrato melhorem o sabor e façam você se sentir mais satisfeito. Gordura de coco ou azeite também são boas opções.
  • Vegetais que crescem acima do solo: brotos de couve-flor, brócolis, repolho e bruxelas, couve chinesa, espinafre, aspargos, abobrinha, berinjela, azeitonas, espinafre, cogumelos, pepino, alface, abacate, cebolas, pimentas, tomates etc.
  • Produtos lácteos: Selecione sempre opções integrais, como manteiga, creme (40% de gordura), creme de leite, iogurte grego e queijos com alto teor de gordura. Tenha cuidado com leite normal, gordura reduzida e leite desnatado, pois contêm muito açúcar do leite. Evite esses produtos que apresentam maior quantidade de açúcar e baixo teor de gordura.
  • Nozes: é uma boa alternativa para substituir a pipoca, doces ou batatas fritas (com moderação).

Uma dica que costuma funcionar é sempre escolher alimentos com pouco carboidrato, Evite ao máximo levar para casa alimentos muitos processados e embalados. Compre em mercados e feiras locais. Se não tem um rótulo com uma lista enorme de ingredientes, ótimo! Isso significa que não é processado.

Essa regra do rótulo é uma forma eficiente de se livrar dos alimentos que não vão fazer bem a você ou ao seu plano de emagrecimento.

Algumas pessoas reais que se beneficiaram da dieta cetogênica:

MULHER EMAGRECE COM A DIETA CETO MULHER EMAGRECE COM A DIETA CETO MULHER EMAGRECE COM A DIETA CETO

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui sua opinião ou cometário, adoraríamos saber o que você pensa:

Já fez a dieta cetogênica ou outra dieta? Conte o resultado pra gente!

Um abraço e até a próxima.

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]